Policiais cumpriam determinação do Governo, diz associação

Agentes do batalhão de Choque dispararam bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha contra manifestantes no Recife

dom, 30/05/2021 - 09:48
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Ação da polícia durante manifestação contra Bolsonaro no centro do Recife Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) emitiu nota defendendo as ações da polícia contra manifestantes do ato #29M no Recife nesse sábado (29). Agentes do batalhão de Choque dispararam bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha contra o grupo.

Em publicação feita no Instagram, a ACS-PE alega que algumas pessoas apedrejaram a Polícia Militar (PM) e picharam ônibus, “causando a toda população recifense, em especial, que estava naquele momento, pânico e insegurança”.

Por outro lado, a vereadora do Recife Dani Portela (PSOL) denunciou que a manifestação acontecia de forma pacífica, com distanciamento social, uso de álcool gel e máscara, quando, em sua dispersão, foi recebida com truculência pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, na Ponte Duarte Coelho, área central do Recife.

A associação defendeu que os policiais envolvidos na ação “apenas cumpriam determinação do próprio Governo do Estado e recomendação do MPPE [Ministério Público de Pernambuco], os quais, através de decreto estadual proíbem qualquer tipo de manifestação, a fim de se evitar qualquer aglomeração, a partir de hoje [sábado, 29] até o próximo dia 06 de junho”.

Por fim, a ACS-PE repudiou o afastamento dos profissionais envolvidos na ação. “Tal atitude, é no mínimo, precipitada e enfraquece o exercício da defesa da ordem comum e é preciso atentar que a sociedade poderá pagar muito caro com o precedente que se abre com tal punição”.

Confira a nota da ACS-PE na íntegra:

 

LeiaJá também

--> PM atira bombas de gás em manifestantes no Recife

--> PM joga spray de pimenta na vereadora Liana Cirne (PT)

--> Homem atingido em protesto no Recife pode perder o olho

--> Governador de PE pede 'imediata' apuração de ação da PM

COMENTÁRIOS dos leitores