PMPE homenageia Batalhão no Instagram e apaga postagem

'Homenagem' acontece dias depois que manifestantes foram reprimidos pela polícia pernambucana

por Jameson Ramos ter, 01/06/2021 - 21:05
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo Publicação foi apagada minutos depois Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

Mesmo em meio a todo o imbróglio envolvendo as ações da Polícia Militar de Pernambuco contra os manifestantes que protestavam, pacificamente, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último sábado (29), o perfil oficial da PMPE no Instagram exaltou o Batalhão de Choque, e apagou em seguida.

Foi postado no perfil da PM imagens de um paredão de policiais protegidos por uma formação de escudos. Com o título Batalhão de Choque: a vanguarda da PMPE, o texto associava o batalhão ao Exército. 

"É considerado uma tropa de elite da Polícia Militar. São especializados para atuar no controle e dispersão de multidões, além de praças desportivas e estabelecimentos prisionais", publicou. Segundo o site Marco Zero, a publicação ficou 29 minutos no ar e recebeu 2.600 curtidas.

O LeiaJá tentou contato com a assessoria da Polícia Militar de Pernambuco, para saber o motivo da publicação ter sido retirada do ar, mas não recebeu resposta até a publicação dessa matéria.

Ação

Um cinturão formado por policiais do batalhão de Choque passou a disparar bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha contra os manifestantes. A mobilização estava na altura da Ponte Duarte Coelho, que liga a avenida Conde da Boa Vista ao bairro de Santo Antônio. A manifestação era pacífica, quando a ação da polícia teve início. 

Dois homens foram atingidos nos olhos e perderam a visão de um olho, cada. A ação está sendo investigada e os policiais envolvidos foram afastados de suas funções até que tudo seja esclarecido.

 

COMENTÁRIOS dos leitores