PM usa bombas contra índios em protesto na sede da Funai

População estava protestando pela demarcação de terras indígenas

por Jameson Ramos qua, 16/06/2021 - 18:05

Durante um protesto de indígenas, nesta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Distrito Federal usou bombas de efeito moral contra os manifestantes. A ação aconteceu em frente a sede da Fundação Nacional do índio (Funai), em Brasília.

A líder indígena Sônia Guajajara postou um vídeo em sua conta no Twitter mostrando a correria dos manifestantes após o início da ação policial. "Olha como a FUNAI recebe os indígenas. A polícia atirando bombas aqui na gente", revela Guajajara.

Embed:

O protesto foi realizado contra o projeto de Lei 490/2007, que altera o Estatuto do índio definido na Constituição de 1988. O projeto estabelece um marco temporal para a demarcação das terras, tornando o processo mais complexo. 

O texto prevê que serão passíveis de demarcação somente as áreas ocupadas pelos índios até 5 de outubro de 1988, ou perdidas por violência, clandestinidade ou precariedade. 

O PL também estabelece a proibição da ampliação de terras indígenas já demarcadas. Nesta quarta-feira (16), inclusive, foi adiado a discussão sobre o projeto de Lei na Comissão de Constituição e Justiça.

COMENTÁRIOS dos leitores