PE: bancários suspendem paralisação desta sexta (18)

Após avanço nas negociações com o governo de Pernambuco, a categoria optou por não paralisar os serviços, como estava previsto. O estado de greve, contudo, foi mantido

por Kauana Portugal sex, 18/06/2021 - 09:31
Reprodução/Facebook/Sindicato dos Bancários Bancários durante mobilização no centro do Recife Reprodução/Facebook/Sindicato dos Bancários

A paralisação dos bancários, prevista para esta sexta-feira (18), foi adiada após a inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) na Câmara Federal e o avanço na agenda de negociação com o governo do estado de Pernambuco. Os trabalhadores pedem pela imunização imediata contra a Covid-19, visto que são considerados parte dos chamados “serviços essenciais” desde o início da pandemia.

Em assembleia, também foi votado pela manutenção do estado de greve, que garante a categoria condições para que, caso a negociação que foi estabelecida para efetivação da vacinação não se concretize, a paralisação das atividades ocorra a qualquer momento. 

Durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (17), onde estiveram presentes representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), e do governo do estado, por meio da secretaria de Saúde (SES-PE) ficou decidido que para avançar nas negociações, deverá ocorrer um levantamento sobre o número de trabalhadores que ainda não receberam a vacina. 

Com isso, foi acordado que os levantamentos realizados pelo Sindicato e pela Fenaban, indicando o total de trabalhadores do sistema bancário não imunizados, estratificados por município, serão enviados para a SES-PE na segunda-feira (21). Em um prazo de 48 horas após o envio, uma nova reunião com as partes envolvidas na negociação será realizada para retorno do governo sobre a viabilidade para o início da vacinação contra o novo coronavírus.

“Hoje, tivemos uma grande vitória com a aprovação da prioridade para os bancários pelos deputados federais, além disso, não vemos obstrução para aprovação no Senado. Mas, independente do prazo de tramitação no Senado, vamos avançar no diálogo que conseguimos estabelecer com o governo do estado a partir da forte mobilização da categoria em Pernambuco. Nosso objetivo é garantir a vacinação dos bancários”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.

De acordo com informações do Sindicato, a categoria é composta por cerca de 11 mil trabalhadores em todo o estado, com concentração de mais de seis mil bancários no Recife. A previsão é que cerca de 60% destas pessoas não tenham sido contempladas pela vacinação, em decorrência da faixa etária abaixo dos 40 anos.

COMENTÁRIOS dos leitores