PE mobiliza quase 8 mil PMs na 'Operação Papai Noel'
Os policiais estarão mobilizados nas ruas para ampliar a segurança dos pernambucanos até o dia 31 de dezembro, época de maior fluxo nos comércios
A Polícia Militar de Pernambuco anunciou nesta terça-feira (7) a Operação Papai Noel. Até o dia 31 de dezembro, 7.940 policiais militares estarão mobilizados nas ruas, com ações ostensivas e preventivas para tentar garantir a segurança dos pernambucanos nesta época do ano, onde o fluxo de pessoas é maior nos principais centros comerciais do Estado.
A operação deve atender as cidades do Litoral ao Sertão, no entanto, o maior número de PMs (6.282) estará concentrado no Recife e Região Metropolitana. Só na área central da capital pernambucana, cerca de 2.522 policiais estarão reforçando a segurança.
"Esse policiamento será realizado de diversas modalidades e processos. Nós vamos ter policiamento motorizado, a pé, reforço de policiamento montado, que é a cavalaria, policiamento com motocicletas, com cães e teremos a presença da ciclopatrulha, que já é um policiamento lançado rotineiramente na área do centro da cidade”, detalha o coronel Alexandre Tavares.
No Agreste de Pernambuco, a cidade de Caruaru ganha o reforço de 500 PMs na Operação Sulanca, enquanto Santa Cruz do Capibaribe e Toritama recebem 480 deles, na Operação Têxtil. Garanhuns recebe 360 agentes, enquanto as cidades do Sertão terão um efetivo maior de 318 policiais.
“O policiamento é planejado para cobrir todo o período em que o comércio estará funcionando. A gente tem um policiamento que vai estar dedicado desde às 7h da manhã, até às 19h30, que é o horário em que o comércio está mais aquecido”, assevera o coronel Tavares.
Após esse horário, a segurança fica à cargo do policiamento ordinário do batalhão, que já era colocado em prática antes da Operação Papai Noel.