Auxílio: agentes do Recife começam validação de cadastro

O trabalho permitirá o cruzamento com a base do CadÚnico para que as famílias atingidas pelas chuvas possam acessar o auxílio emergencial de R$ 2,5 mil

por Jameson Ramos seg, 06/06/2022 - 11:37
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Casas localizadas em barreira da Região Metropolitana do Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A partir das 11h desta segunda-feira (6), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) iniciam as visitas nas áreas mais atingidas pelas chuvas no Recife para validar informações acerca dos danos patrimoniais da população afetada.

Segundo a Prefeitura do Recife, o trabalho permitirá o cruzamento com a base do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para que as famílias possam acessar o auxílio emergencial de R$ 2,5 mil anunciado pela Prefeitura do Recife juntamente com o Governo do Estado e a Câmara de Vereadores do Recife.

Cerca de 140 Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde Ambiental e Controle de Endemias foram treinados para realizarem os cadastros. A qualificação começou no último sábado (4), com os trabalhadores que atuam nos distritos sanitários 4, 5 e 8 e que abrangem áreas como Várzea, Coqueiral e Ibura. 

Na capacitação, os agentes foram apresentados ao aplicativo que reunirá todos os dados coletados em campo e que, posteriormente, permitirá o cruzamento com a base do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Para desburocratizar o processo de confirmação dos dados, a Prefeitura do Recife desenvolveu um aplicativo específico para coletar as informações nas áreas mais atingidas. Na plataforma, os ACS e Asaces vão poder inserir dados de um representante de cada família afetada, telefone atualizado, composição familiar - divididos por faixa etária -, endereço com georreferenciamento, além de poder anexar imagens das casas danificadas e bens, como móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, documentos e outros.

Todas essas informações serão validadas com os cadastros ativos no CadÚnico. Ao final do preenchimento, as vítimas vão receber uma mensagem pelo WhatsApp da conta oficial da Prefeitura, confirmando o protocolo do atendimento. 

Num segundo momento, a Prefeitura do Recife fará a análise do levantamento de campo e as famílias incluídas no benefício receberão novamente uma mensagem, via WhatsApp, com as orientações sobre o pagamento. A liberação do pagamento será sempre no nome do representante legal do núcleo familiar cadastrado no CadÚnico.

As pessoas que estão nos perímetros de vulnerabilidade apontados pela Defesa Civil que tiveram danos parciais ou total do imóvel ou de utensílios domésticos e móveis, mas não tem um membro do núcleo familiar cadastrado no CadÚnico, serão orientados a se inscrever no programa. Os moradores serão orientados a agendar esse atendimento dentro do Conecta Recife.

No caso das vítimas que tenham perdido os documentos por conta das chuvas, desde a última terça-feira (31), equipes da Assistência Social do Recife estão realizando encaminhamentos para emissão de documentos, como cédula de identidade, CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito, dentre outros. Nestas situações, para efeito de registro, a Prefeitura do Recife usará sua base de dados a partir das informações registradas em sistemas como o Recife Vacina e do próprio CadÚnico.

COMENTÁRIOS dos leitores