Partidos fazem ajustes e iniciam convenções nesta quarta

Entre as afinações, inclusive, está a escolha do nome que disputará o cargo de vice

por Giselly Santos ter, 19/07/2016 - 12:38
Montagem/LeiaJáImagens Até agora sete pré-candidatos vão disputar o comando da PCR Montagem/LeiaJáImagens

Os partidos políticos que disputarão o comando da Prefeitura do Recife em outubro estão fechando os ajustes finais para a formalização das chapas escolhidas para pleito. Nesta quarta-feira (20) começa a contar o prazo para a realização das convenções partidárias. Entre as afinações, inclusive, está a escolha do nome que disputará o cargo de vice. As primeiras oficializações já acontecem na quarta e, segundo a Justiça Eleitoral, podem ser realizadas até o dia 5 de agosto.

Na quinta-feira (21), será a vez da chapa composta pelo PT, PRB, PTdoB, PTB, PTN fechada na última sexta-feira (15). Para a disputa majoritária, eles vão sair com o ex-prefeito João Paulo e o deputado estadual Silvio Costa Filho, candidatos a prefeito e vice, respectivamente. A convenção será realizada na Câmara dos Vereadores do Recife, a partir das 16h. 

A aliança PSDB e PSL oficializa a postulação do deputado federal Daniel Coelho (PSDB) a prefeito da capital pernambucana no domingo (24). O tucano vai disputar ao lado do empresário Sérgio Bivar (PSL), candidato a vice. O evento será na sede do partido, no bairro do Derby.

Outras três convenções estão marcadas para o sábado (30). Uma do prefeito Geraldo Julio (PSB), que disputará a reeleição, e deve ter o vice, Luciano Siqueira (PCdoB) mantido na chapa. A aliança que endossa a postulação do socialista é a maior na disputa deste ano, com 15 partidos. Além do PSB e PCdoB, também englobam a chapa Rede Sustentabilidade, PP, PMDB, Solidariedade, PSDC, PMB, PR, PTC, PEN, PPL, PPS, PDT, PRTB. A oficialização será no Clube Internacional do Recife.

A candidatura da deputada estadual Priscila Krause (DEM) também será homologada no dia 30. A convenção municipal do DEM vai acontecer na Câmara Municipal do Recife, a partir das 9h. Krause ainda não tem vice e há a expectativa de que o PMN, que desistiu da postulação do ex-vereador Sérgio Magalhães, firme aliança com ela para a disputa.

No mesmo dia também está prevista a convenção do PV que vai oficializar a postulação de Carlos Augusto, às 15h, mas sem local definido até o fechamento desta matéria. Apesar das especulações de que ele poderia se aliar a Krause, sendo vice dela já no primeiro turno, o verde garantiu que a sigla terá candidatura própria e estão tentando firmar aliança para fechar o vice. 

COMENTÁRIOS dos leitores