Lula debate o quadro eleitoral com a cúpula do PT de PE

O líder-mor da legenda se reúne nesta sexta-feira com o presidente estadual Bruno Ribeiro, o senador Humberto Costa e os pré-candidatos a governador

por Giselly Santos sex, 09/03/2018 - 09:21
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Lula conversará sobre a eventual aliança do PT com o PSB Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O alinhamento eleitoral do PT em Pernambuco será debatido, nesta sexta-feira (9), durante uma reunião entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula da legenda no Estado. O encontro será em São Paulo, às 10h30, e foi proposto pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da Executiva Nacional, depois da divisão entre os caciques petistas diante do quadro local: enquanto alguns defendem uma aliança com o PSB, outros ressaltam a necessidade do partido ter candidatura própria ao governo. 

O líder-mor da legenda e a presidente nacional, a senadora Gleisi Holffman (PR), vão abordar o reflexo de aspectos da disputa presidencial na corrida local com o presidente pernambucano do partido, Bruno Ribeiro, o senador Humberto Costa e a deputada estadual Teresa Leitão. Os pré-candidatos petistas a governador - a vereadora Marília Arraes, o deputado estadual Odacy Amorim e José de Oliveira - também devem participar do encontro. 

Dentro do PT, a insatisfação com uma eventual reaproximação com os pessebistas em Pernambuco, o que por um lado daria fôlego para a reeleição do governador Paulo Câmara e ajudaria na eleição de deputados federais petistas, é visível. Entre os que já defendem a aliança estão Humberto e o ex-prefeito do Recife, João Paulo. Já os pré-candidatos e Teresa Leitão cravam diante do indicativo aprovado pela legenda de concorrer majoritariamente. 

Lula, por sua vez, já demonstrou que é afeiçoado ao realinhamento do PT com o PSB estadual. Ele recebeu recentemente a visita de Paulo, Renata Campos e João Campos em São Paulo e, antes disso, chegou a questionar se o PT queria continuar brigando com o PSB.

A legenda pessebista já definiu no Congresso Nacional, no último fim de semana, que marchará com partidos de esquerda seja no quadro nacional ou nas estaduais. E o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, sinalizou a possibilidade do PT e PSB “caminharem juntos” em Pernambuco. O que resta, agora, é a postura petista que deve ponderar a análise feita hoje por Lula. 

COMENTÁRIOS dos leitores