Recifenses dizem que Moro agiu certo ao aceitar ministério
De acordo com os dados do último levantamento do Instituto de Pesquisas UNINASSAU, 56% dos entrevistados no Recife corroboraram a atitude do ex-juiz de deixar a magistratura para compor o governo Bolsonaro
A atitude de Sérgio Moro de deixar a magistratura e, com isso, a condução do julgamento das ações judiciais da Lava Jato em Curitiba e para ser ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi aprovada pelos recifenses. É o que aponta o novo levantamento do Instituto de Pesquisas UNINASSAU, encomendado pelo LeiaJá.
De acordo com os dados, 56% dos entrevistados disseram que o ex-juiz agiu certo ao aceitar o convite de Bolsonaro para integrar a equipe ministerial. Moro pediu exoneração da magistratura em meados de novembro e, a partir de janeiro, vai ser responsável pela superpasta criada pelo presidente eleito que acumulará a área da segurança pública e vai tratar dos registros sindicais, antes atribuição do Ministério do Trabalho.
Para 37% dos recifenses que responderam à pesquisa, Moro não deveria ter deixado a magistratura para fazer parte do governo. O protagonismo na Lava Jato fez com que o ex-juiz se tornasse conhecido em todo o Brasil, tanto é que 91% dos entrevistados já ouviram falar o nome de Sérgio Moro.
O alcance da operação que investiga o maior escândalo de corrupção do país e já condenou, por exemplo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção e lavagem de dinheiro também fez com que o futuro ministro passasse a se tornasse uma espécie de ídolo para alguns.
Ao ir às ruas, o Instituto questionou ainda se os recifenses admiravam o ex-juiz. A maioria (53%) disse que sim e 44% pontuaram não. A maior parcela dos admiradores, segundo a amostra, está entre os que têm nível superior e a renda salarial acima de cinco salários mínimos.
A pesquisa “os recifenses, o futuro e temas da conjuntura” ouviu 480 pessoas em idade eleitoral nos últimos dias 3 e 4. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou menos.
Veja outros dados da mesma pesquisa
--> Governo Bolsonaro: 54% dos recifenses estão otimistas
--> Bolsonaro deve se esforçar para trazer cubanos de volta
--> Escola sem Partido: recifenses que conhecem são favoráveis