Bolsonaro e Xi Jinping conversam por telefone após crise
Segundo o presidente do Brasil, foram discutidas ações sobre o novo coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou em suas redes sociais que conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, na manhã desta terça-feira (24). "(...) Reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais", escreveu Bolsonaro.
Os dois países viveram uma crise diplomática após declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que insinuou que a China teria sido responsável pela pandemia do novo coronavírus. Na última semana, o presidente brasileiro teria tentado conversar com o líder chinês, que se recusou a atendê-lo. O governo chinês havia afirmado que a questão só estaria resolvida após o pedido de desculpas públicas do deputado federal.
Após as afirmações de Eduardo Bolsonaro, o embaixador da China, Yang Wanming, exigiu um pedido de desculpas. O chanceler Ernesto Araújo, em seguida, declarou que as desculpas deveriam ser dadas pelo embaixador chinês a Jair Bolsonaro.
Participaram também da reunião desta manhã o chanceler, os ministros da Agricultura e do Meio Ambiente, Tereza Cristina e Ricardo Salles, e o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, almirante Flávio Rocha. O embaixador chinês disse no Twitter que os presidentes trocaram "opiniões sobre os importantes temas de interesse em comum". Não há informações se houve algum pedido de desculpas durante a conversa.