Pesquisa: Marília lidera, mas empata tecnicamente com João

Petista aparece com 22% das intenções de urna e o pessebista marca 16%

sex, 25/09/2020 - 11:43
Chico Peixoto/LeiaJaImagens Petista tem um percentual um pouco maior do que o pessebista Chico Peixoto/LeiaJaImagens

A briga entre PSB e PT nas urnas recifenses tornou-se ainda mais acirrada. Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (24), aponta um empate técnico entre os candidatos à Prefeitura do Recife, João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT). A petista tem um percentual um pouco maior do que o pessebista, com 22% das intenções de voto contra 16% do rival. A margem de erro estimada pelo estudo é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os dados são resultado da primeira pesquisa de intenções de voto para prefeito realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco. Além de Marília, João Campos também está tecnicamente empatado com a Delegada Patrícia Domingos (Podemos), que tem 14%, e Mendonça Filho (Democratas), que tenta aumentar sua popularidade, mas corre com apenas 13% das citações. 

Marco Aurélio (PRTB) é o melhor entre os "azarões", com 2% das intenções e outros candidatos como Coronel Feitosa (PSC), Carlos Andrade Lima (PSL), Thiago Santos (UP) e Charbel Maroun (NOVO) somam 1% . Cláudia Ribeiro (PSTU) e Vitor Assis (PCO) não chegaram a pontuar entre os eleitores. A amostragem apontou também que, 21% dos recifenses pretendem votar branco ou nulo ou ainda não têm candidato e 8% não sabem ou preferiram não responder a pesquisa.

Nichos da pesquisa 

Quando separados por grupos, os números da pesquisa apontam que Marília Arraes e Mendonça Filho têm números equilibrados entre o eleitorado feminino e masculino, ao passo que João Campos e Patrícia Domingos são preferência de voto entre homens. O candidato do PSB mostrou-se o preferido entre os jovens, 19% dos eleitores entre 16 e 24 anos demonstraram interesse no socialista. 

Os mais velhos, com 60 anos ou mais, se dividem entre Marília Arraes e Mendonça Filho, com 25% e 19%, respectivamente. Já Patrícia Domingos tem uma participação equilibrada entre as faixas etárias. Tanto eleitores com mais de 60 anos, quanto com idades entre 24 e 44 anos, registram intenção de votar na delegada, que registra o seu melhor desempenho, com 16% das citações. 

O grau de instrução também define alguns indicativos. João Campos e Patrícia Domingos são mais populares entre recifenses que possuem até o ensino fundamental, com 20% e 18% das citações, respectivamente. Aqueles que conseguiram concluir o ensino médio estão de olho nos planos de governo de Mendonça Filho, com 16% e entre os eleitores com ensino superior a preferência por  Marília Arraes, 27%, é disparada.

A petista também tem conseguido ser favorita entre eleitores com renda de até dois salários mínimos e de dois a cinco salários mínimos. Nos dois nichos, Arraes tem 22% das intenções de voto. Patrícia Domingos e Mendonça Filho atraem mais intenções de votos dos entrevistados que possuem renda superior a cinco salários mínimos, com 16% e 17%, respectivamente. Já João campos é citado por 20% dos eleitores que ganham até dois salários mínimos. 

Brancos e nulos

Apesar da campanha eleitoral ganhar cada vez mais força com a proximidade das eleições municpais, o número de eleitores que declaram votar branco, nulo ou que não tem um candidato ainda é alto. A maioria são jovens com idade entre 16 e 24 anos, sendo 27% do sexo feminino, 23% com ensino médio e superior, 21% com renda de mais de cinco salários mínimos.  A pesquisa quantitativa foi realizada nos dias 22 a 23 de setembro de 2020 e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PE-05966/2020. 

COMENTÁRIOS dos leitores