PT pode lançar candidato ao Governo de PE, diz Humberto

Candidatura pode ser viabilizada se não houver um acordo entre o PT e o PSB

por Jameson Ramos qui, 17/06/2021 - 20:13
Marcos Oliveira/Agência Senado Humberto é líder do PT no Senado Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, revela que as conversas entre o PT e o PSB, em Pernambuco ainda estão acontecendo e espera um avanço concreto que viabilize a união entre os partidos nacionalmente em prol da candidatura do ex-presidente Lula. No entanto, Humberto salienta que se não houver um entendimento, existe a possibilidade do PT lançar candidato ao Governo de Pernambuco, mas descarta o nome de Marília Arraes.

“A ideia é o PT apoiar tudo aquilo que for necessário para que Lula seja eleito. Se for necessário ter um entendimento em Pernambuco, nós faremos. Mas se não houver esse entendimento, nós vamos analisar a possibilidade do PT ter candidatura", revela o petista.

Havendo uma candidatura do PT ao Governo de Pernambuco, Humberto avalia que a deputada federal Marília Arraes não seja escolhida pelo partido para a disputa. "Já foi candidata (à prefeita do Recife) e ainda tem um mandato de deputada federal. Acredito que o PT vai fazer essa discussão se chegar ao ponto de a decisão ser essa (de disputar o Governo de Pernambuco), mas não acredito que seja ela o nome", salienta o senador.

Humberto Costa, inclusive, já atuou nos bastidores para que a deputada federal Marília Arraes não fosse candidata à Prefeitura do Recife em 2020. No entanto, depois de muita discussão, votação interna e aval do líder petista Lula, a candidatura de Marília foi possível, mas ela não conseguiu se eleger e perdeu para o seu primo João Campos (PSB).

Na tentativa de fortalecer as alianças nacionalmente em 2022, o PT deve abrir mão de várias disputas estaduais e seguir como coadjuvante, seguindo como cabeça de chapa apenas onde o partido enxergar a possibilidade de vitória. 

COMENTÁRIOS dos leitores