Caminhoneiros desrespeitam Bolsonaro e mantém bloqueios
Mesmo com o apelo feito pelo presidente em áudio, grupos seguem com a manifestação em rodovias
Caminhoneiros desrespeitam ordem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e rodovias amanhecem bloqueadas nesta quinta-feira (9). Em um áudio que circula em grupos de mensagens bolsonaristas, o chefe do Executivo pede o fim da mobilização.
Na dúvida de uma nova fake news, apesar do apelo enviado por Bolsonaro, os caminhoneiros desconfiaram do áudio e foi preciso que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, confirmasse que o pedido foi gravado pelo próprio presidente, na noite dessa quarta (8).
No registro, Bolsonaro chama os caminhoneiros de aliados, mas diz que "esses bloqueios aí atrapalham nossa economia. Isso provoca desabastecimento, inflação, prejudica todo mundo, em especial os pobres". Ele acrescenta que deve deixar as reivindicações "para a gente aqui em Brasília", sinalizando uma resolução por vias políticas.
Ainda assim, BRs foram obstruídas por militantes bolsonaristas em Pernambuco e em outros estados. Filas extensas tomaram postos de combustíveis na Região Metropolitana do Recife (RMR) por medo de uma nova crise de desabastecimento, como em 2018.
Em contrapartida, o deputado governista Otoni de Paula (PSC-RJ), que está ao lado de caminhoneiros em Brasília, afirma que Bolsonaro é um "estrategista" e que o áudio não condiz com o desejo do presidente. "O presidente não vai recuar porque vocês, principalmente o agro e os caminhoneiros estão ao lado dele", aponta.
"Ventila-se uma história que o presidente da República estaria pedindo para acabar a mobilização dos caminhoneiros. Eu afirmo a vocês que é mentira", frisou o parlamentar.
Mano, agora o Otoni de Paula tá falando q aquele áudio do Bolsonaro pedindo p/parar a mobilização é FALSO!? Q porr@ é essa? Q monte de msg trocada são essas q eles tão passando? Tem caminhoneiro achando q já tamo em Estado de Sítio... Q confusão! pic.twitter.com/76rCbT8yg7
— Joana, M. (@MJoanaDarc1) September 9, 2021