Aliança de Raquel Lyra com extrema direita acentua atritos

A aproximação da governadora com Anderson Ferreira faz crescer um alerta, mas não surpreende especialistas

por Rachel Andrade qui, 23/03/2023 - 15:46
Julio Gomes/LeiaJá Imagens Raquel Lyra fortalece alianças para não se perder no isolamento político na capital Julio Gomes/LeiaJá Imagens

A influência cada vez mais latente do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), nas decisões tomadas pela governadora Raquel Lyra (PSB) tem deixado o meio político em alerta. Além da entrada de políticos da extrema direita em cargos importantes do governo desde o final do ano passado, como a secretária de Educação, Ivaneide Dantas, no último sábado (18) foi divulgada a nomeação de Anselmo de Araújo Lima para a Secretaria Executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor. 

A indicação de Anselmo Lima se soma à lista dos cargos preenchidos nos altos níveis do governo estadual por intermédio da influência de Anderson Ferreira. O atual presidente do Partido Liberal em Pernambuco também indicou Carlos Ferreira para assumir a presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), André Trajano para sua diretoria regional, e ainda Igor Cadena como o cargo de secretário-executivo de Gestão da Rede. Cadena foi superintendente de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

Além de Igor Cadena, os demais nomes citados, que foram indicados por Ferreira, passaram pela prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, quando ele foi prefeito da cidade. Sua renúncia ao cargo foi em março de 2022, para que ele fosse candidato ao governo do estado, tendo ficado em terceiro lugar no primeiro turno. No segundo turno, disputado entre Lyra e Marília Arraes (Solidariedade), Anderson declarou apoio à chapa de Raquel, que assumiu como chefe do executivo estadual em janeiro deste ano.

Mas o que a movimentação de Anderson Ferreira no atual governo pode trazer como consequências? Ao LeiaJá, a cientista política Priscila Lapa explica que a influência já era esperada e não surpreende. Segundo a especialista, o apoio de Ferreira no período eleitoral fez com o que ele conquistasse esse espaço na gestão atual, que também foi aberto a Miguel Coelho (União Brasil), mas não houve a mesma aproximação até o momento.

“Anderson fez essa movimentação na eleição na direção de Bolsonaro, ele lidera o partido de Bolsonaro no Estado, mas ele não é, digamos assim, o ‘bolsonarista raíz’ da história. Tem outros atores políticos locais que agora com mandato, como por exemplo Alberto Feitosa que tem mandato, ele tem um outro conjunto de variáveis para chegar em uma negociação. E o caso do Anderson Ferreira estar sem mandato nesse momento o coloca no outro patamar de negociação, digamos assim. É como se Raquel tivesse tratando essas coisas como ações separadas”, avalia Lapa, mencionando o deputado estadual que é líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Plantando verde para colher maduro

Para Lapa, a participação de Anderson na indicação de nomes para cargos de gestão no atual governo são sementes que poderão trazer frutos favoráveis a ele no cenário local. “Eu acho que o bolsonarismo em Pernambuco está claramente vivendo um processo de ostracismo e aí eu acho que sim, ele não chega para emplacar uma rede bolsonarista no governo. Ele chega para emplacar, pragmaticamente, nomes que possam viabilizar uma possível candidatura dele em 2024.”, complementa.

Confira a lista completa das indicações de Anderson Ferreira no governo Raquel Lyra

Nome: Ivaneide Dantas

Cargo atual: Secretária estadual de Educação

Cargo antigo: Secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes

Nome: Carlos Ferreira

Cargo atual: Presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

Cargo antigo: Secretário-executivo de Habitação e secretário municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes

Nome: André Trajano

Cargo atual: Diretor-regional do Detran

Cargo antigo: Secretário de Turismo e Cultura da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Nome: Igor Cadena

Cargo atual: Secretário-executivo de Gestão da Rede

Cargo antigo: Superintendente de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

COMENTÁRIOS dos leitores