PCR lança campanha de doação de celulares para estudantes

Até o momento, foram arrecadados equipamentos para atender cerca de 20% das escolas do 9º ano

por Katarina Bandeira seg, 08/06/2020 - 12:34
Paulo Henrique/PCR Objetivo é beneficiar todos os 12.500 alunos que compõem os chamados 'anos finais' Paulo Henrique/PCR

As aulas em formato de Ensino à Distância  (EaD) dos alunos da Rede de Ensino do Recife começaram nesta segunda-feira (8). As primeiras dez turmas do 9º ano iniciam as aulas remotas por meio de uma plataforma virtual, mas nem todo mundo tem as ferramentas necessárias para conseguir acessar o sistema. Buscando acelerar a inserção dos alunos neste novo modelo, a Prefeitura do Recife (PCR) lançou uma campanha para arrecadar smartphones para os estudantes.

De acordo com a PCR, "Para que as aulas remotas aconteçam, os alunos precisam ter acesso a um aparelho celular com especificações mínimas, que suporte o funcionamento da plataforma, e pacote de dados". Para garantir que isso aconteça foi lançado o Escola do Futuro em Casa, que tenta estimular a doação smartphones através do programa Quero Impactar ou na própria Secretaria de Educação. 

Com os telefones em mãos, a Secretaria instala a plataforma EaD nos aparelhos e disponibiliza um chip com pacote de dados para que os estudantes possam assistir às aulas. O objetivo é beneficiar todos os 12.500 alunos que compõem os chamados "anos finais" (do 6º ao 9º ano), mas a meta inicial são os 2.500 matriculados do 9º ano.

As "vagas" são preenchidas em ordem de séries decrescente. Conforme os celulares forem sendo arrecadados, as turmas são formadas para iniciarem as aulas. Até o momento, foram arrecadados equipamentos para atender cerca de 20% das escolas do 9º ano. As doações podem ser realizadas tanto por pessoas físicas como jurídicas, sendo celulares novos ou usados para os alunos que não possuem condições financeiras de ter o equipamento. 

Como vai funcionar

Os alunos que já receberam os celulares estão participando de encontros online de ambientação e acolhimento. Na prática, os estudantes do ensino regular terão três interações diárias com os professores, com intervalo de 30 minutos entre elas e os das escolas integrais terão quatro interações diárias, com o mesmo intervalo de tempo. Todos no horário do turno em que estão matriculados. 

De acordo com a prefeitura, o Plano de Estudo online irá compor a carga horária, que será monitorada por meio da plataforma. A aprendizagem será avaliada pela Atividade Semanal Digital, o livro didático de atividades que será entregue preenchido no retorno das aulas, além da avaliação que cada professor fará em sala de aula. 

Especificações para doação

Os celulares precisam ter especificações técnicas mínimas para que a plataforma EaD funcione adequadamente. As características mínimas são: processador de 1,5 GHz, Quad-Core, 2GB de RAM, 16GB de armazenamento, display de pelo menos 5 polegadas, conectividade 4G e sistema operacional compatível com Android 9.0 ou superior. 

Além do site (https://queroimpactar.com.br/projeto/programa-escola-do-futuro-em-casa/), as pessoas podem doar os aparelhos na própria Secretaria de Educação, que fica no 4º andar do edifício sede da Prefeitura, na Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife, das 10h às 17h. Ou podem ainda solicitar transporte para buscar o equipamento, por meio dos telefones (81) 3355.9133, (81) 9.9299.9892 ou pelo e-mail doacao@educ.rec.br.

COMENTÁRIOS dos leitores