Telemarketing: mil contratações por mês na Contax

Setor apresenta oportunidades de emprego sem a necessidade de experiência dos contratados. Só no Recife, empresa já possui 20 mil colaboradores

sab, 21/07/2012 - 00:05
Emmanuel Wagner/LeiaJáImagens Em todo o Brasil, empresa possui 117 mil colaboradores Emmanuel Wagner/LeiaJáImagens

Pernambuco vem recebendo inúmeros empreendimentos e importantes investimentos, o que também traz para o Estado geração de renda e oportunidades de empregos. Um dos segmentos que está se destacando bastante em meio a essa “enorme onda de oportunidades” é o setor de telemarketing. Uma das empresas responsáveis pelo destaque do setor é a Contax, criada há 12 anos e que desde 2001 já tem algumas unidades no Estado e espalhadas pelo Brasil.

A empresa foca em serviços completos de atendimento - ativos ou receptivos - como canais de cobrança, internet call center, retenção, entre outras. No Recife, a prestadora de serviços possui quatro unidades, entre elas a mais recente e de maior espaço físico, localizado no bairro de Santo Amaro.

Em todo o Brasil, a empresa atende inúmeros clientes, o que gera demanda de contratação. “O Nordeste passa por um crescimento econômico, principalmente Pernambuco. Na capital Recife, por exemplo, existe mão de obra e a Contax precisa expandir ainda mais seus serviços”, explica a gerente regional de recursos humanos no Nordeste, Anna Lúcia Leal. De acordo com ela, a instituição possui 117 mil colaboradores no país e, desses, 20 mil são no Recife.

Quem ingressa na Contax geralmente assume a função de operador de telemarketing. Todavia, a corporação possui vários programas de carreira e colaboradores que desenvolvem um bom trabalho são promovidos de cargos com rapidez. A maioria dos empregados são jovens e cerca de 40% estão no primeiro emprego com carteira assinada.

Entretanto, Anna destaca que também há oportunidade para pessoas com mais idade, até para quem já trabalha e quer complementar a renda. “Nossa empresa não discrimina. Apenas exigimos o ensino médio completo, e não há necessidade de experiência. Nós treinamos todos e não existe seleção por idade”, frisa a gerente. Segundo Anna, por mês, são contratadas em média 1000 pessoas, e o número tende a aumentar nos próximos anos. “A maioria das indicações são feitas pelos próprios funcionários”, comenta a gestora. O salário para a função de operador é de um salário mínimo, além dos benefícios, podendo ocorrer acréscimo, dependendo do serviço prestado.

Exemplos de sucesso

Com 27 anos e um bacharelado em filosofia, Jailson Silvestre da Silva afirma que nunca imaginou trabalhar com telemarkting. Há um ano e oito meses na Contax, atuando em um setor de serviços bancários, o colaborador começa a traçar um futuro de educador e no ramo de contact center. “Por ser muito comunicativo, não tive muitos problemas na função. Aqui trabalho e tenho tempo para fazer outras coisas”, diz o trabalhador, uma vez que na empresa o horário de trabalho só chega a até seis horas e vinte minutos diários, o que propicia tempo para outras atividades.

O comprometimento de Jailson com o trabalho foi reconhecido. Recentemente, ele foi aprovado em uma seleção de promoção de cargo: será supervisor, com a responsabilidade de gerir um grupo de operadores. “Eu gosto de trabalhar com pessoas. Assim me sinto realizado. Estou muito feliz na Contax”, elogia o colaborador.

Indicado pelo irmão, o jovem Reyvisson Viana, de 24 anos, entrou na empresa em setembro de 2008. Sem nenhuma experiência anterior de trabalho com carteira assinada, Viana viu na Contax um “mundo de oportunidades”. “Você quando entra aqui começa a perceber que pode crescer. Fui traçando os meus objetivos. Por exemplo, você entra operador e pode chegar à gerência”, comenta Viana, hoje supervisor no segmento financeiro.

Reyvisson afirma que o trabalho é motivador. “Todo trabalho pode ter estresse. Mas, para evitar esse fato, o trabalhador tem que pensar nos benefícios, nas coisas que pode ganhar. Aqui a motivação é diária. Tudo o que conquistei na vida foi a partir da empresa. Até minha namorada eu conheci aqui”, conta o supervisor, aos risos.

COMENTÁRIOS dos leitores