O sonho da aprovação em medicina começa no Enem

Considerado um dos cursos mais concorridos do Brasil, medicina é o foco de vários feras do Exame. Professores prepararam dicas para ajudar os candidatos

por Nathan Santos sex, 04/11/2016 - 22:09
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Provas do Enem começam neste sábado (5) Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Seja em instituições privadas ou universidades públicas, ser aprovado em medicina representa a realização de um sonho para muita gente. Cursinhos formam turmas gigantescas, cheias de candidatos que almejam ingressar no curso, fazendo da graduação uma das mais concorridas do País. No último Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo, a qualificação foi a quarta mais procurada.

No mercado, médicos são valorizados e fazem parte dos grupos profissionais que apresentam boas condições financeiras. Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que medicina é o curso superior que oferece as melhores vantagens profissionais. Esses são apenas alguns dos aspectos que fazem os estudantes focarem na aprovação. Mas nem sempre ela chega no tempo almejado, exigindo esforço e perseverança.

Yasmin Araújo, 26 anos, vê na aprovação de medicina a realização de um sonho. Neste sábado (5), ela inicia sua sexta tentativa, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A candidata conta que sempre teve bom desempenho na preparação, mas no momento da prova acabava ficando nervosa. Para mudar essa realidade, ela promete mais segurança e está confiante na aprovação.

“Tenho problema com ansiedade e isso me atrapalhou nas últimas edições. Minha rotina este ano foi muito intensa, foram várias horas de estudo, e por esse esforço estou muito confiante. Estou mais preparada do que nunca, com a emoção sob controle”, contou a estudante. Yasmin fez seu preparatório em curso localizado no Centro do Recife.

Professor do Conexão Isoladas, Marconi Sousa passou o ano todo ajudando os candidatos do Enem. Ele viu de perto o esforço de jovens que alimentam o sonho da aprovação em medicina. De acordo com o docente, além de saber bem a parte de biologia, o fera que almeja ser um médico precisa dominar a matemática. “A prova de matemática tem um peso muito grande, porque para você saber química e física, automaticamente tem que saber matemática. O aluno tem que se preocupar em fazer uma boa prova. Agora, nesta reta final, é deixar um pouco de lado o conteúdo e relaxar, porque o que teve que ser aprendido já aconteceu”, destaca o professor. 

Outro educador experiente na preparação de candidatos que almejam medicina, o professor Fernando Beltrão sabe da importância que é dedicar um ano inteiro aos estudos. Em entrevista ao LeiaJá, ele traçou um panorama para a prova. Confira no vídeo a seguir: 

Embed:

Neste sábado, primeiro dia de prova, os candidatos terão quesitos de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Já no domingo (6), segundo e último dia do Enem, será a vez das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

LeiaJá também

--> Confira todas as informações sobre o Enem 2016

--> Dicas abençoadas: padre abençoa feras com aulas do Enem

--> Rave do Enem: festa espanta negatividade dos feras

--> UNINASSAU adia vestibular de medicina por conta do Enem 

COMENTÁRIOS dos leitores