Emissão de RGs tem agendamento online

A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (18)

qui, 14/05/2020 - 17:23
ANPR/SEDS ANPR/SEDS

Em função da quarentena decretada pelo Governo de Pernambuco, de 16 a 31 de maio, em cinco municípios (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe), a Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Instituto Tavares Buril (IITB), alterou o sistema de atendimento ao público que precisa da Carteira de Identidade para obter auxílio emergencial liberado nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).  O atendimento, a partir da próxima segunda-feira (18), deverá ser agendado pelo site www.iitb.pe.gov.br para uma das quatros escolas estaduais - duas no Centro, uma na Zona  Norte e outra na Zona Sul do Recife – que emitem, durante a pandemia, as Carteiras de Identidade.

O objetivo é evitar, ao máximo, a aglomeração de pessoas nas escolas, fazendo com que compareçam apenas na data e horário pré-agendados para a solicitação de nova via do documento de identificação. “A pessoa deve imprimir a informação do agendamento para poder transitar nos municípios em quarentena no dia marcado. Essa medida vai contribuir para reduzir o número de pessoas nas ruas”, explica o diretor do IITB, Pablo de Carvalho.

A ação de emissão de Carteiras de Identidade é voltada exclusivamente para os pernambucanos que necessitam do auxílio emergencial. Foi formada uma parceria entre as  entre as secretarias estaduais de Defesa Social (SDS) e de Educação e Esportes (SEE) que, desde a última segunda-feira (11/05), ampliou e descentralizou as emissões de Registros Gerais (RGs). Além da Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro, no Centro do Recife, o serviço passou a ser oferecido de segunda à sexta-feira,  das 8h às 17h, nas escolas Escola Técnica Estadual Dom Bosco (Casa Amarela), EREM Santos Dumont (Boa Viagem) e Ginásio Pernambucano (Cruz Cabugá). Ao todo, existe a possibilidade de 1.200 Carteiras de Identidade produzidas a cada dia.

ORIENTAÇÕES PRÉVIAS - Para ser atendida dentro de uma dessas escolas, é necessário que a pessoa leve a certidão de nascimento ou certidão de casamento (documento original) e a taxa (DAE) de R$ 23,35 paga. O boleto para pagamento é emitido no site www.iitb.pe.gov.br. Após a coleta de dados, em uma estação digital, o documento é entregue em três dias úteis.

Há uma triagem na porta de cada escola para que somente sejam atendidas as pessoas que tenham documentação para comprovar a urgência. Entre os documentos que devem ser apresentados nesses casos estão rescisão de contrato de trabalho, declaração da Caixa, inscrição no auxílio emergencial (pode ser uma captura de tela de celular ou computador) e extrato de FGTS. Os funcionários do IITB envolvidos na ação estão devidamente preparados com equipamentos de proteção individual para atender à população, evitando o risco da propagação do novo coronavírus.

 Site do IITB – www.iitb.pe.gov.br

 Locais de atendimento para  emissão de RG: 

Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira (Av. Jornalista Mário Melo, s/n, Santo Amaro – Recife/PE)

Escola Técnica Estadual Dom Bosco (Estrada do Arraial, 3208, Casa Amarela – Recife/PE)

Escola de Referência em Ensino Médio Santos Dumont (Av. Barão de Souza Leão, 792, Boa Viagem – Recife/PE)

Ginásio Pernambucano da Cabugá (Av. Cruz Cabugá, 269 - Santo Amaro, Recife – PE

 

COMENTÁRIOS dos leitores