'Atende em Casa' é premiado pela Abrasco

Ferramenta online foi lançada no início da pandemia em Pernambuco para orientar usuários com sintomas da Covid-19

por Jameson Ramos qua, 31/03/2021 - 19:47
Miva Filho/Divulgação/SES-PE Premiação aconteceu na última semana Miva Filho/Divulgação/SES-PE

O projeto Atende em Casa, que foi implementado pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, foi premiado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A ferramenta recebeu o Prêmio Hésio Cordeiro - Menção Honrosa, na categoria Alternativas de Implementação no 4º Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Abrasco.

A ferramenta online foi lançada em 26 março de 2020, no início da pandemia da Covid-19 em Pernambuco, para orientar os usuários com sintomas gripais. Dos 1.251 trabalhos submetidos, 30 foram contemplados com a condecoração da comissão científica, em 3 eixos propostos pela iniciativa.

Nestes mais de 365 dias de funcionamento, a ferramenta já conta com mais de 206,7 mil usuários cadastrados. Mais de 30 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência e mais de 72 mil a permanecer em isolamento domiciliar. Também foram realizados, até o momento, mais de 7 mil teleacolhimentos (apoio emocional).  

A premiação aconteceu no encerramento do Congresso, na última sexta-feira (26). A cerimônia virtual foi conduzida pelo coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Avaliação da Abrasco e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Oswaldo Tanaka. 

O especialista destacou que os trabalhos passaram por análise da comissão científica do congresso, sendo a experiência da Secretaria de Saúde de Pernambuco selecionada como alternativa inovadora, com potencial de apontar formas alternativas para fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

"O objetivo do serviço é oferecer acolhimento aos usuários nas suas experiências de adoecimento, por meio de teleorientação, telemonitoramento e teleacolhimento. Neste primeiro ano de funcionamento, já vemos resultados promissores, principalmente na questão do acesso, por parte da população, à informação adequada e ao cuidado em tempo oportuno", pontua a diretora Geral de Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Juliana Siqueira.

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores