PF deflagra operação contra fraude em licitações em PE
A ação iniciada nesta quinta-feira (11) mobiliza 80 policiais para o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão nos municípios de Itapetim e Brejinho
A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Couraça, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU). O objetivo é combater fraude a licitação e desvio de recursos públicos.
A Operação Couraça mobiliza 80 policiais federais e quatro servidores da CGU para o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5.ª Região nas cidades de Itapetim, Brejinho e São José do Egito, no sertão do Estado, e na capital, Recife. Os alvos da Polícia Federal são prefeituras, escritórios e residências.
O inquérito policial foi instaurado em 2016 com base na notícia-crime elaborada por um vereador de Itapetim e confirmada pelas diligências da polícia, que concluiu que a fraude também chegava ao município vizinho. Os fatos apurados apontam o favorecimento de “sócios laranjas” que ganharam diversas licitações para a realização de obras públicas com verbas federais, através de “empresas fantasmas”. A fraude ao caráter competitivo dos procedimentos licitatórios é crime previsto no artigo 90 da Lei 8666/93.
A Operação deflagrada nesta quinta-feira busca elucidar a prática de outros crimes, como lavagem de dinheiro e corrupção, praticados desde 2013 pela associação criminosa que já movimentou mais de R$ 40 milhões.
LeiaJá também
--> PE:PF combate caça ilegal de animais em extinção no Sertão
--> Polícia Federal deflagra nova fase da Lava Jato