Pergunta Eleitor: populares cobram candidatos de Paulista

O segundo material do projeto uniu questionamentos de quem sente na pele os problemas do município

por Victor Gouveia qui, 29/10/2020 - 14:03









Em continuidade ao Pergunta Eleitor - projeto que dá a oportunidade dos eleitores lançarem questões diretamente aos candidatos a prefeito -, o LeiaJá visitou o município de Paulista, localizado Região Metropolitana do Recife (RMR), para indagar aos cidadãos sobre quais devem ser as prioridades do próximo gestor.

Além da falta de uma maternidade, a população reclamou da estrutura da rede municipal de ensino, das dificuldades na mobilidade em meio às pistas esburacadas e da falta de políticas para alavancar a economia através da Cultura.

---> Pergunta Eleitor: candidatos de Olinda respondem populares

Acompanhe







Embed:

Para garantir a ampla concorrência, o LeiaJá enviou as questões da população para todos os candidatos à Prefeitura de Paulista. Entretanto, a maioria dos concorrentes não mostrou-se interessada em responder aos eleitores sobre as soluções para o município.

Alemão (Republicanos), Nena Cabral (PSDB), Delegado Gilderley (PRTB), Fábio Barros (PDT), Ramos (PTB) e Yves Ribeiro (MDB) não conseguiram responder em tempo hábil. Já a assessoria de Geraldo Alves (Avante) informou que o candidato não tinha interesse em debater sobre a melhoria do município através do Pergunta Eleitor.

Confira as perguntas que os paulistenses lançaram aos candidatos e veja as propostas para os problemas questionados. A ordem alfabética do nome do candidato na urna foi obedecida.

1. Qual a proposta do candidato para destravar a mobilidade no município? Qual o planejamento para solucionar de forma efetiva a incidência de buracos nas estradas e ruas? Como melhorar a rotina do usuário do transporte público?

Francisco Padilha (PSB)

"A pavimentação é um problema histórico na cidade. Principalmente na área das praias. A maioria das ruas são imensas e muito caras para calçar, precisando inclusive captar recursos para tocar a obra. Quanto ao BRT, mesmo não sendo da nossa responsabilidade, vamos buscar melhorias para este modal. Em Paulista, a grande maioria dos moradores dependem de transporte complementar para circular dentro do município. Existe deficiência no sistema, mas não vamos tomar nenhuma atitude sem debater com motoristas e cobradores do transporte complementar [...] nossa proposta para garantir mais mobilidade passa necessariamente pela criação de uma autarquia de transito, para, junto com a população, criar e executar as mudanças necessárias, como a implantação de ciclofaixas e ciclovias; implantar o Plano de Mobilidade Urbana; promover a integração dos modais de transportes para garantir maior fluidez do deslocamento da população; investir em educação para o trânsito e aumentar a fiscalização do trânsito, seja através dos nossos educadores de trânsito ou de vídeo monitoramento", apontou o candidato.

Promotora Maria Aparecia (PSD)

Por meio da assessoria, a candidata Maria Aparecida elencou as medidas que pretende tomar para resolver os problemas no tráfego. 

“Atuar junto ao Governo Estadual, BANCADA ESTADUAL, MDA, INCRA, GOVERNO FEDERAL a BANCADA FEDERAL para capitar recursos para o asfaltamento da Cidade de Paulista, prioritariamente com mão de obra local, promovendo a manutenção de ruas, avenidas e praças em todo o município.  Captar junto ao Governo Estadual, BANCADA ESTADUAL, MDA, INCRA, GOVERNO FEDERAL a BANCADA FEDERAL, recursos para a construção de uma estação de tratamento de esgoto e implantar rede de esgoto neste Município. Já sob a égide do novo Marco Regulatório do Saneamento.  Atuar junto a BANCADA FEDERAL para captar recursos para construir casas populares, cobrindo gradativamente o déficit habitacional no município.  Reabrir inscrições para os interessados no Programa Minha Casa Minha Vida.  Dar cumprimento ao que preceitua o Plano Municipal de Habitação.  Articular junto ao órgão competente para levar energia elétrica para todas as famílias que não recebem este serviço na Zona Rural.  Buscar parceria ao GOVERNO DO ESTADO para Recuperação de toda frota de veículos do município.  Melhorar a rede de iluminação pública na cidade.  Buscar parceria com o GOVERNO DO ESTADO para ampliar a arborização de ruas, avenidas e áreas públicas.  Desenvolver um novo Plano Diretor para o transporte no Centro de Paulista e dos principais Centros de Bairros, onde trânsito e transporte dos diferentes modais fazem parte. Uma nova proposta integrada para o sistema de mobilidade na sua totalidade, definindo a sua hierarquização e arquitetura de fluxos, em função de novos dados de pesquisa de origem e destino e análise de contagem de tráfego – inteligência de trânsito.  Promover uma maior integração entre os modais de transporte e a região metropolitana.  Criação de mais canaletas e ou faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e maior frequência de ônibus.  Construção de um anel viário interligando os bairros mais distantes da cidade desta forma evitando um maior tráfego em direção ao centro da cidade.  Investir em frota urbana sustentável (ônibus, veículos da PMC, táxis, ambulâncias) com combustível com menor emissão de poluentes.  Completar e integrar as principais avenidas com novas trincheiras, viadutos e passarelas e principalmente com transporte coletivo.  Implantar um programa de redução de acidentes no trânsito, com um projeto educacional de prevenção, fiscalização rígida, sinalização adequada.  Instituir um projeto educacional específico para o correto uso da motocicleta, principalmente como veículo de trabalho e transporte de bens.  Estimular o desenvolvimento de aplicativos para smartphones e outros para facilitar a mobilidade urbana.  Iniciar um projeto para construção de ciclorotas em toda a cidade”.

Sergio Leite (PP)

“Nas praias, por exemplo, vamos requalificar toda a Avenida Cláudio Gueiros, concluindo o serviço até Maria Farinha. Vamos resolver a questão da Estrada do Sol, que será uma paralela à Cláudio Gueiros, desafogando o trânsito do Janga até Maria Farinha. Dentro das condições financeiras disponíveis na prefeitura, vamos criar uma paralela à via costeira. Vamos recuperar também as vias de acesso aos bairros de Maranguape para que não haja tanta buraqueira, pois hoje o serviço é mal feito, sempre tem buraco e isso atrapalha muito o trânsito. A população irá fiscalizar toda a realização do serviço de infraestrutura e criaremos uma operação permanente de tapa buraco, realizada sempre à noite para não atrapalhar o trânsito, visando corrigir qualquer problema nas vias da cidade. Daremos uma solução definitiva ao acesso Mirueira-Olinda, um problema permanente na cidade. Também vamos garantir espaço para ciclovias na orla, na Estrada do Sol e na Cláudio Gueiros. Implantar uma ciclovia na PE-22 e reorganizaremos o espaço na PE-15, que está abandonado. Importante frisar que todo bairro terá uma via de acesso qualificada, facilitando a ligação dentro do município. Faremos convênio com o consórcio Grande Recife para garantir a redução do anel B para anel A, lutando para que tenhamos menor intervalo entre os ônibus e melhorando a qualidade da frota. Vamos negociar e construir alternativas junto com o transporte alternativo para garantir o transporte nas comunidades que são de difícil acesso para os ônibus”, prometeu o candidato.

Júlio Gomes/LeiaJáImagens

2. Qual a proposta do candidato para solucionar as dificuldades elencadas em relação à Saúde? Há a expectativa para a construção de uma maternidade no município? Construir mais postos de saúde está no planejamento? Quantos e em que localidades?

Francisco Padilha (PSB)

“Já consta no nosso Plano de Governo que teve efetiva participação popular, a implantação de uma casa de Partos para que os Paulistenses voltem a nascer em Paulista e de forma humanizada. Não vamos ser demagogos e prometer uma maternidade que o município não tem condições de bancar. Vamos construir uma clínica de urgência e emergência na área das praias, onde também vai funcionar uma urgência pediátrica.  A Pronto clinica Torres Galvão será requalificada. Vamos informatizar toda a rede municipal de saúde e implantar um aplicativo para acompanhar o resultado dos exames e marcar consultas, acabando as filas na frente das unidades de saúde. Nosso maior desafio vai ser humanizar as relações atendentes/pacientes, é inadmissível que alguém seja mal recebido em um posto de saúde, só procura um atendimento médico quem precisa e não porque quer ou acha bonito. Tá aí uma coisa que eu não vou admitir: que um paulistense seja mal tratado em um posto de saúde”, ressaltou o representante do PSB.

Promotora Maria Aparecia (PSD)

A equipe de comunicação destacou a criação de uma ouvidoria municipal de Saúde para promover uma gestão participativa e apresentou as medidas que a candidata pretende pôr em prática:

“Fortalecimento das ações da equipe de Vigilância Sanitária implantada e devidamente regulamentada.  Fortalecimento das ações das equipes dos Agentes de Saúde, valorizando e promovendo treinamento conduzido por acadêmicos de enfermagem.  Promover a construção de um Perfil Municipal de Saúde, baseado em relatórios periódicos, fundamentados nas informações coletadas pelos Agentes de Saúde.  Promover o Direito universal à saúde emocional.  Garantir o acesso à saúde, respeitando o direito do cidadão.  Desenvolver ações articuladas de prevenção, acolhimento e acompanhamento no atendimento a pessoas em situação de violência.  Capacitar os profissionais de saúde para realizar atendimento humanizado e garantir melhor assistência ao usuário.  Garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública, assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente à expectativa da população.  Introduzir, manter e ampliar os programas do Ministério da Saúde, tais como Programa Saúde da Família (PSF). Programa Brasil Sorridente. Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Saúde do Idoso. Saúde da Mulher. entre outros.  Garantir o atendimento nas UBS da demanda de gestantes no município.  Adequar os parâmetros referentes à base territorial das unidades de saúde para ampliar a cobertura, preenchendo os vazios assistenciais.  Fortalecer a Política de Promoção à Saúde, de forma articulada intra e interinstitucionalmente, incluindo o incentivo a hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas.  Desenvolver ações de apoio matricial para aprimoramento dos processos de trabalho das equipes das unidades básicas de saúde e ampliação da sua capacidade resolutiva, de forma articulada com os serviços especializados e todas as redes de atenção à saúde.  Implantar um calendário e manter o atendimento médico e odontológico nas Comunidades, via Saúde itinerante.  Desenvolver ações de atenção a usuários de álcool e drogas nas unidades de atenção básica, de forma articulada com o Estado e o Governo Federal, estendendo e ampliando esta linha de cuidado para a população em situação de rua.  Verificar a viabilidade da utilização de uma Unidade Odontológica Móvel – UOM.  Garantir e manter as campanhas de vacinação.  Com a finalidade de induzir melhorias, ou seja, melhorar as diretrizes de controle, os seguintes programas e projetos serão submetidos a modernas ferramentas de controle administrativas, mormente a DEMAC – (Define, Measure, Analyze, Improve e Control), visando correções preditivas, melhores níveis de eficiência e eficácia, são eles: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Estratégia De Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Programa Academia da Saúde, Programa Saúde na Escola (PSE), e a organização de cada um dos Órgãos que compõe os Centros de Saúde”.

Sergio Leite (PP)

“Faremos um concurso público para trazer profissionais qualificados, sem esquecer de valorizar os que já trabalham no município. Vamos dar condições para que todos exerçam suas atividades. Iremos recuperar os postos de saúde, reabrir os que foram desativados pela prefeitura durante a pandemia e estudaremos as condições financeiras para abrir postos nas comunidades que não têm. Os agentes de saúde da família terão plenas condições de trabalho e remuneração digna, com capacitação para dar um atendimento qualificado aos moradores. Realizaremos um grande sonho do Paulista: teremos uma maternidade para que as mães tenham seus filhos na nossa cidade e voltem a nascer paulistenses, buscando recursos junto ao Governo Federal. Também teremos um Hospital Infantil e atendimento específico para as mulheres nos postos. E ainda instalaremos clínicas de fisioterapia descentralizadas para atender pessoas que venham a sofrer qualquer acidente, como motoqueiros e idosos. Vamos ampliar o número de ambulâncias para facilitar o atendimento à população e a compra de medicamentos do município será colocada de forma transparente em um portal para que todos tenham acesso ao valor recebido, o valor gasto pela prefeitura, a nota fiscal discriminando a quantidade do medicamento, o lote e o prazo de validade do medicamento adquirido. Assim teremos certeza de que o medicamento está disponível e sendo entregue ao cidadão. Os moradores serão cadastrados para que todos recebam o remédio e quem não tem condição de ir ao posto pegar o medicamento terá o remédio entregue em casa”, propôs Sergio.

3. De que forma o candidato pretende melhorar a qualidade e a distribuição das merendas? Pela necessidade da climatização das salas de aula e creches, a partir de quando o candidato pretende instalar ar-condicionado nas instituições de ensino?  Como evoluir os índices da Educação no município? Além da estrutura, foi pontuada a falta de limpeza das unidades, qual a proposta para esta questão diante de um cenário de pandemia? Como será o controle dos profissionais, visto que parte dos professores costumam faltar ao expediente?

Francisco Padilha (PSB)

Padilha reforça que nasceu em uma família de professores e adotou tom descontraído para garantir o compromisso com a pasta, “Taí uma área que se eu não fizer a tarefa direito, vou apanhar dentro de casa”, brincou.

 “No meu governo, vou construir 8 novos Cemedi’s, que são creches de 0 a 5 anos, que acolhe as crianças na primeira infância, mas que também oferece educação; Vamos investir na formação dos professores, reestruturando o Centro de Formação e promover a valorização dos profissionais da educação. Vamos investir em cultura, esportes e lazer para as crianças nas escolas; vamos reforçar a merenda, ampliando para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental; Criar o pré Enem, para deixar nossos alunos preparados para disputar uma vaga do Enem; Ampliar a educação integral, implantando uma escola integral em cada bairro da cidade; Inserir o curso de Libras nas escolas e ampliar os polos de Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência; vamos democratizar a gestão escolar; criar o programa Professor Conectado, com acesso a ferramentas tecnológicas para desenvolver atividades digitais remotas. Paulista terá a educação mais inclusiva de sua história”, apresentou.

Promotora Maria Aparecia (PSD)

“Fortalecimento das ações e das carreiras dos Professores municipais, promovendo a capacitação e treinamento, através de palestras e/ou cursos personalizados (in company), focados no constante desenvolvimento do seu capital intelectual, habilitando para atuar nas seguintes áreas: mente, cérebro e aprendizagem. império das imagens e a educação na contemporaneidade. novas tecnologias na escola. games em educação. ciberbullying. cultura juvenil e vulnerabilidade no ambiente escolar. corpo, movimento e escolarização. lazer e ludicidade. esportes. dificuldades na aprendizagem. elaboração de questão e itens no modelo destinados para concursos e vestibulares. educação profissional. bullying no ambiente escolar, dentre outros.  Fortalecimento das ações e das carreiras dos funcionários das Escolas Municipais, promovendo a capacitação e treinamento, através de palestras e/ou cursos personalizados (in company), para execução de uma gestão linear, com o objetivo de que seja concebido, em cada unidade escolar, um Planejamento estratégico. Marketing Educacional. Alinhamento de objetivos e metas. Rotina Escolar. e o Relacionamento com os pais e alunos, todos interagindo com a realizado do bairro onde está inserida.  Fortalecer e integrar a Secretaria Municipal de Educação.  Construir se necessário, reformar e ampliar a escolas municipais.  Transparência na aplicação do FUNDEB (Fundo de Financiamento de Ações de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica Pública).  Revisar o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação, com a participação efetiva da Comissão de Direitos e Deveres da Educação Municipal.  Implantar e informatizar uma Biblioteca Pública Municipal.  Levar a inclusão digital para os professores e alunos nas escolas municipais.  Garantir e melhorar o transporte dos alunos.  Contratar nutricionista para orientação na merenda escolar.  Implantar a assistência de médico, enfermeiro, psicólogo e dentista nas escolas do município.  Estabelecer um padrão de qualidade na rede municipal de educação, de forma a garantir o bom atendimento a todos os alunos, sem restrição.  Implantar a política de entrega dos uniformes e materiais escolares, assegurando sua qualidade e prazos de entrega.  Estabelecer parcerias com as entidades SENAR, SEBRAE, SENAI, SESC, SANAT, SEST e ETC, possibilitando o aumento da oferta de cursos.  Construir se necessário, reformar e ampliar creches municipais.  Capacitar os servidores públicos das creches.  Implantar Guarda Mirim no município e promover outras instituições ou iniciativas privadas de atendimento as Crianças e Adolescentes tipo: Escoteiros, Escoteiros do Mar e etc.  Promover cursos profissionalizantes, objetivando o atendimento da demanda impostas pelas atividades econômicas realizadas em nosso Município.  Implantar Programa de Educação para o Mundo do Trabalho, dirigido aos adolescentes com idade entre 14 e 17 anos”, destacou responsável pela campanha da representante do PSD.

Sergio Leite (PP)

“Recuperar os prédios das escolas de Paulista, que ainda funcionam em casas alugadas e sem infraestrutura adequada. Nos primeiros meses de governo, cada caso será avaliado e estudado para que as escolas sejam bem equipadas, instalando aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula de acordo com a situação de cada prédio e garantindo um ambiente adequado aos alunos. Vamos implantar escolas em tempo integral e garantir que a merenda adquirida pelo município seja fiscalizada pela comissão de pais e alunos. Material e fardamento serão entregues no primeiro dia do ano letivo, algo que não ocorre hoje na cidade. Criaremos um mecanismo de biometria para controlar a frequência de alunos, evitando a evasão porque o pai e a mãe terão acesso à presença dos filhos nas escolas. Com os professores, discutiremos todos os pontos relacionados à categoria junto ao sindicato”, comprometeu-se o candidato.

Júlio Gomes/LeiaJáImagens

4. Quais os projetos para alavancar o Turismo e a área da Cultura em Paulista? Como aproveitar a noite do município e auxiliar os empresários do setor de eventos? Quais propostas para readequação de espaços públicos? Há a intenção de construir praças, parques e monumentos?

Francisco Padilha (PSB)

Na opinião do concorrente, o primeiro passo para fortalecer a vinda de visitantes é elaborar o Plano Municipal do Turismo. “Vamos criar um conjunto de rotas turísticas contemplando as potencialidades históricas, religiosas, gastronômicas e culturais de nossa cidade que é rica neste setor, explorando principalmente nossos 14 km de praias; Investir na requalificação dos equipamentos turísticos do município, com atenção para a sinalização, acessibilidade e reestruturação dos nossos espaços públicos; realizar campanhas de divulgação digital engajando todos que atuam neste segmento”, frisou.

Ele ainda disse que “Paulista tem um potencial mais significativo que outros municípios da RMR” e destacou expoentes da Cultura local como Dona Duda, Zeca do Rolete. “Vamos atualizar o inventário cultural do município, contemplando todas as manifestações culturais, grupos, pontos de cultura e eventos; construir com ampla participação o Plano Municipal de Cultura; Desenvolver projetos e conjuntos de ações permanentes de resgate de nossa cultura e dos agentes culturais, apostando em talentos, produtores e realizadores comunitários; implantar a Casa da Cultura, Implantar o Calendário Municipal Cultural; Fortalecer o Fundo Municipal de Cultura e resgatar a Ciranda como expressão máxima da cultura popular local", anunciou.

Promotora Maria Aparecia (PSD)

A candidata pretende construir e requalificar praças, quiosques em toda orla, teatros municipais e a agenda cultural com objetivo de gerar renda para artistas locais.

“Fortalecer o cenário artístico-cultural da cidade por meio da efetivação de ações de reestruturação de espaços culturais e de fomento à produção dos diversos segmentos culturais do município, disponibilizando os subsídios necessários à ampliação das manifestações culturais e consolidando a identidade cultural da cidade de Paulista.  Consolidar os corredores culturais da cidade do Paulista, como por exemplo: Praias, Centro, Zona Oeste, Zona Norte e Maranguape, de modo a contribuir para fomentar o Turismo Cultural e gerar oportunidades de emprego e renda.  Promover Festivais de Verão, envolvendo cultura e artes, contemplando música popular e erudita, dança, artes visuais, teatro, cinema, dentre outras manifestações, objetivando atrair estudantes em férias como forma de vitalizar as ações culturais e revelar o potencial artístico da juventude.  Incentivar a produção audiovisual.  Manter e ampliar os eventos culturais realizados atualmente, tais como Ciranda, Maracatu, Festejos Juninos e Carnaval de rua.  Promover atividades culturais relacionadas às práticas marítimas, em proveito da costa oceânica que dispomos.  Promover a formação e qualificação de gestores, agentes culturais e da população em geral.  Ampliar e fomentar programas de preservação ambiental nas ações de cultura do Município do Paulista, bem como fomentar o uso dos espaços públicos abertos existentes.  Ampliar a participação das pessoas com deficiência no setor cultural.  Adequar e normatizar a legislação municipal referente à cultura.  Aprimorar ações para a inserção de produtos culturais no mercado local, nacional e global.  Promover a transversalidade da política cultural com o turismo para a inclusão das linguagens artísticas nos programas de fomento das potencialidades criativas realizados pelo Município.  Construir, ampliar e manter os equipamentos públicos municipais.  Promover o Patrimônio Cultural do município, com destaque para preservação de sua memória.  Promover, por meio de editais, a premiação de pesquisas de conteúdos culturais como forma de estímulo à produção teórica de conteúdos culturais.  Estimular os programas e projetos de formação de leitores, tendo como suporte o espaço democrático das bibliotecas.  Fomentar a literatura de cordel através da realização de editais.  Promover ações que fomentem a diversidade da literatura paulistano.  Promover o acesso digital aos serviços e equipamentos virtuais”, listou.

Sergio Leite (PP)

“Vamos divulgar Paulista fora do estado, com foco na região Nordeste e exterior. O Forte de Pau Amarelo está destruído e precisamos recuperá-lo. O Cine Teatro Paulo Freire está destruído, vamos reativá-lo. A praça principal da cidade está abandonada, vamos qualificar o espaço de deixá-lo novo. A orla será valorizada, retirando o esgoto que é jogado no mar e deixando o ambiente organizado e atrativo para os turistas. Nos bairros, as praças serão recuperadas e se transformarão em verdadeiras áreas de lazer. Também teremos em cada região uma academia da cidade, importante equipamento para o lazer e a saúde.  E criaremos centros culturais para identificar talentos, capacitar os produtores culturais e instalar no forte de Pau Amarelo um centro cultural com praça de alimentação, espaço para comércio de artesanato e apresentações culturais. Os artistas da terra, que muitas vezes são famosos fora da cidade, terão a oportunidade de se apresentar na terra onde vivem pois firmaremos parcerias com os empresários do ramo de gastronomia, turismo e eventos. Nossa Secretaria de Cultura será ativa e contará com a participação da sociedade na construção da política cultural da cidade”, indicou o representante do PP.

COMENTÁRIOS dos leitores