Lula leva vantagem para o 2º turno, aponta pesquisa

De acordo com o estudo apresentado nesta quarta, o petista consegue aumentar a vantagem para o presidente Bolsonaro em um eventual embate no segundo turno

qua, 17/08/2022 - 08:17
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Lula discursa no Recife Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A pesquisa Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira (17), apontou que o ex-presidente Lula (PT) é o líder das intenções de voto no primeiro turno à Presidência. O petista obteve uma vantagem de 12 pontos percentuais para Jair Bolsonaro (PL) e conseguiu ampliar a diferença no segundo turno.  

O estudo realizado no formato estimulado, quando os concorrentes são apresentados aos eleitores, Lula obteve o desempenho de 45% no primeiro turno e Bolsonaro manteve o segundo lugar, com 33%. 

O resultado mostra que os dois principais candidatos à Presidência estão em posições confortáveis para levar a eleição ao segundo turno, já que o terceiro mais bem avaliado, Ciro Gomes (PDT) atingiu apenas 6% e Simone Tebet (MDB) marcou 3%. O eleitorado que disse estar indeciso representa 6%. Brancos e nulos também foram 6%. 

Segundo turno

Com a polarização colocada à prova no segundo turno, de acordo com a pesquisa, Lula seria eleito com 51%. Bolsonaro obteve apenas 38% das intenções de voto. Indecisos foram 4%. Brancos, nulos e os que disseram que não vão votar foram 7% 

A Genial/Quaest ouviu dois mil eleitores presencialmente entre os dias 11 e 14 de agosto. O levantamento possui o índice de 95% de confiança e foi protocolado na Justiça Eleitoral com o registro: BR-01167/2022. 

COMENTÁRIOS dos leitores