Para Humberto, governo Bolsonaro só funciona sob pressão
Petista, que integra a CPI, aponta que as investigações também podem contribuir para que o governo "faça a coisa certa"
A CPI da pandemia da Covid-19 deve ser instalada na próxima quinta-feira (22). O senador Humberto Costa (PT), que é um dos integrantes da CPI que deve analisar as condutas do governo federal, espera que ela consiga apontar quem são os responsáveis pela catástrofe sanitária que a pandemia transformou o Brasil. “Esse é um governo que só funciona sob pressão, e a CPI pode contribuir para que o governo faça a coisa certa”, disse
O senador, que já foi ministro da Saúde no governo Lula (PT), disse em entrevista a Rádio Senado que a pandemia não acabou e é preciso que se cobre a implementação de medidas que ajudem o país a enfrentar o vírus. Além disso, o petista aponta que, mesmo o Senado atuando de forma mista por conta do novo coronavírus, a CPI vai seguir como deve e da forma que o regimento pede.
“Podemos ter audiências, que podem ser feitas presencialmente, sempre para ouvir testemunhas, analisar decisões de peso. E podemos ter o funcionamento remoto para ouvirmos investigados, autoridades da área de saúde. Eu entendo ser perfeitamente possível, e vai acontecer”, afirma Humberto.
O petista pontua que o governo federal "tem feito uma condução [do combate à pandemia] que é absolutamente improvisada e que vai contra os procedimentos recomendados no mundo inteiro".