Petição online reivindica adiamento do Enem 2020

Documento tem como objetivo pressionar o MEC a alterar o cronograma do exame diante da pandemia de covid-19

por Lara Tôrres qua, 01/04/2020 - 20:00
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Petição online reivindica adiamento do Enem 2020 Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Apesar dos números de contágios e mortos no Brasil pela COVID-19 não pararem de subir, o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) segue inalterado, com divulgação do edital e informações sobre a aplicação-piloto da prova digital. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, também já declarou publicamente que “vai ter Enem”.

Nesse contexto, uma petição online pelo adiamento do exame, que foi criada nesta quarta-feira (1º) e já tem mais de 90% das assinaturas pretendidas, ganhou repercussão e foi parar entre os temas mais comentados no Twitter com a hashtag #adiaenem. O documento virtual criado, pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), afirma que “diferente do que diz o ministro, é absurdo pensar que os estudantes estão em igualdade de condições nessa situação, e que atividades a distância poderiam solucionar o problema da suspensão das aulas”. 

“Defendemos a suspensão do edital, e um novo debate sobre o cronograma do ENEM propondo o adiamento da aplicação das provas e buscando soluções para ajuste dos calendários em conjunto com a rede de ensino básico e de ensino superior brasileiras”, afirma a petição. Até o momento, o ministro Abraham Weintraub não se pronunciou sobre o assunto.

LeiaJá também

--> Enem Digital: após desigualdade, todos estados terão vagas

--> Enem: veja 4 propostas de intervenção sobre coronavírus

COMENTÁRIOS dos leitores