Professores decidem não voltar às aulas presenciais em PE

Docentes da rede estadual rechaçaram o retorno presencial determinado pelo Governo do Estado para a quarta-feira (21)

por Lara Tôrres seg, 19/10/2020 - 18:39
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Os professores da rede estadual de ensino em Pernambuco, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), decidiram que não irão retomar as aulas presenciais para estudantes do terceiro ano do ensino médio na próxima quarta-feira (21). A decisão contraria o que determinou o Governo do Estado.

A decisão foi tomada após a realização de uma assembleia virtual da categoria, iniciada às 14h30 desta segunda-feira (19). Os educadores temem os efeitos da Covid-19 contra eles e os estudantes.

Dessa forma, os docentes continuam em greve para atividades presenciais. O Sintepe informa que a categoria pode desempenhar atividades remotas. Confira, na íntegra, a nota enviada ao LeiaJá pelo grupo sindical:

Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação decidiram iniciar nova Greve em Defesa da Vida a partir da 0h do dia 21 de outubro próximo. A decisão foi proposta pela direção do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) e seguida por 92% dos participantes da Assembleia. Outros 5% não aprovaram a Greve e 3% se abstiveram.

Além da greve, o Sindicato continuará fazendo a verificação das condições sanitárias das escolas e o debate com o Governo Estadual sobre o Piso Salarial, a Instrução Normativa nº 7 e o trabalho remoto, dentre outros assuntos. Na última assembleia, concordou-se em criar uma comissão paritária entre representantes do Sindicato e da Secretaria de Educação.

A comissão verificou cerca de 440 escolas, mas o Sintepe avalia que é preciso verificar 100% das unidades que ofertam o ensino médio. A diretoria, os núcleos regionais, delegados municipais e os representantes setoriais do Sintepe retornarão às escolas para fazer novas verificações das condições de trabalho. No dia 23 de outubro haverá nova Assembleia às 9h.

Por sua vez, o Governo de Pernambuco se mostrou contrário à greve. A gestão ainda garantiu que as aulas deverão ser retomadas na próxima quarta-feira. Confira a posição.

COMENTÁRIOS dos leitores