Silvano Brito

Silvano Brito

Fitness e Nutrição

Perfil: Nutricionista, Educador Físico, ex atleta de Fisiculturismo e Atletismo.Pós Graduado em Nutrição Esportiva, musculação e atividade física em Academias de Ginástica.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

"Algumas malandragens usadas pelas empresas de suplementos para alavancar suas vendas"

Silvano Brito, | ter, 01/04/2014 - 01:10
Compartilhar:

 

Como se a indústria de suplementos não fosse bem sucedida o suficiente, muitas empresas usam truques mirabolantes para alavancar ainda mais as vendas dos seus produtos, fazendo os olhos dos menos desentendidos brilharem de esperança. Com isto mente, veja as principais malandragens usadas pelas empresas de suplementos para vender mais produtos.

É comum ver em rótulos de suplementos gringos como pré-treinos ou blends de proteína, vários estudos ou gráficos mostrando que o produto é “cientificamente comprovado”, que quem usou teve aumentos de 77,6435% na massa muscular, etc… Os estudos até podem ser reais, mas freqüentemente são mostrados de maneira parcial ou até interpretados do jeito que a empresa quer, fazendo parecer que o produto é algo de outro mundo.

Muitas empresas de suplementos usam combinações patenteadas ou "proprietary blends" com o intuito de esconder as quantidades dos ingredientes chave, desta forma eles podem falar que o suplemento contém o que há de melhor, mas em quantidades que sequer farão efeito.

Alguns suplementos só faltam dizer que existem traços de radioatividade em seus produtos. Enquanto os avisos são válidos para livrar o rabo das empresas em caso de processos judiciais, muitas empresas usam avisos que utilizam o medo para parecer que o seu produto é o mais poderoso do mercado, e que realmente traz resultados, tanto que é “necessário cuidado extra em seu uso”. Portanto, não caia na cilada ao ver avisos gigantes em vermelho, dizendo: “Cuidado. Extra forte”, “Apenas para atletas de alto rendimento”, etc.

É comum as empresas usarem nomes científicos de substâncias simples na tentativa de impressionar o comprador.

Freqüentemente você poderá se deparar com as seguintes substâncias: epigallo-3-catechin-3-O-b-gallate e 1,3,7-trimethylxanthine, que não passam de chá verde e cafeína, respectivamente.

O maior problema desta permuta de nomes é quando as empresas lançam um produto supostamente “inovador” com preço exorbitante, mas na verdade o princípio ativo do suplemento é a boa e velha N-methyl-N-guanyl-glycine (creatina).

Entendeu a lógica da malandragem?

É por essas e outras que eu digo e afirmo: A melhor forma de se conseguir um corpo em forma, ainda vem da boa e velha dieta, associada a um excelente programa de treinamento. 

Dr. Silvano Brito.
Graduado em educação física e nutrição, pós graduado em educação física e nutrição esportiva, ex atleta de atletismo e fisiculturismo, e personal trainer.
Tels: 9633-1025 / 8768-1025 / 9172-1012 / 3466-4137
e-mail: silvano.brito63@gmail.com

Atenção: As informações fornecidas aqui não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando