O brasileiro é um povo criativo. O pernambucano ainda mais. Porém nada que se compare ao responsável por formular os regulamentos do Campeonato Pernambucano.
Nos últimos dez anos já houve diversas situações dignas das mais bizarras comédias pastelão. Sport x Salgueiro jogando seis vezes no mesmo torneio, que não houve alguns clássicos. Competição onde o número de cartões poderia decidir quem seria o campeão. E este ano a novidade é a ausência do critério do saldo de gols na fase final do estadual.
Santa Cruz e Salgueiro conseguiram vitórias expressivas ontem, mas que não adiantaram de muita coisa. Poderiam ter vencido a partida pelo placar mínimo e vantagem seria a mesma.
Os derrotados, Sport e Náutico, além de treinos táticos, técnicos e físicos, colocarão na preparação desta semana as disputas de pênalti. Ganhando por qualquer placar as partidas do próximo final de semana, obrigatoriamente terão que lutar pela vaga da final nas cobranças alternadas.
O confuso regulamento foi aprovado por dez dos 12 clubes participantes do Campeonato Pernambucano de 2014, dentre eles o Náutico. Sem contar que ano após ano as regras de competição muda e o Estatuto do Torcedor se torna uma peça decorativa nas estantes da biblioteca da FPF.
Quando éramos crianças, eu e meus amigos organizávamos torneios de futebol de botão. Alguns até com mais de 20 competidores diferentes e nunca conseguimos fazer regulamentos e campeonatos tão complicados como o estadual desse ano.
3 dentro
- Léo Gamalho. Ampliando a vantagem na artilharia do Campeonato Estadual, o centroavante tricolor mostra a cada partida que é imprescindível para o Santa Cruz. No sistema de jogo do técnico Vica, todas as jogadas de ataque passam por ele.
- Fórmua 1. Nos últimos anos a principal categoria do automobilismo mundial estava sem graça e enfadonha. Parece que as coisas e estão mudando. Pelo que se viu ontem no GP do Bahrein, com disputas de posições do início ao fim da corrida, esta temporada pode trazer de volta espectadores que estavam cansados das corridas de domingo.
- Náutico. O clube completa nesta segunda-feira 113 anos com uma nova diretoria e em um novo estádio. Que tradição e modernidade andem cada vez mais juntos na Avenida Rosa e Silva e na Arena Pernambuco.
3 fora
- Ananias. Ele aparece pouco, mas é fundamental para o time do técnico Eduardo Baptista. Com uma lesão no joelho, o atacante está de fora da final da Copa do Nordeste na próxima quarta-feira. Grande perda para o Sport.
- Santos. Tido como favorito a conquista do Campeonato Paulista,o alvinegro praiano perdeu a primeira partida da final do Campeonato Paulista para o Ituano. O time do interior paulista tem como capitão o volante Josa, ex-Salgueiro e Náutico.
- Futebol Paraibano. A presidente da Federação Paraibana de Futebol, que vinha se perpetuando no cargo durante os anos, foi obrigada a deixar o cargo após decisão da Justiça da Paraíba. O pedido de interdição na entidade foi feita pelo Auto Esporte, clube da primeira divisão do Campeonato Paraibano.