Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Insegurança é culpa de Câmara, diz Armando

Magno Martins, | qui, 23/02/2017 - 08:58
Compartilhar:

Pré-candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB) voltou a bater no gargalo do Governo Paulo Câmara: a segurança pública. Acusou o governador de terceirizar a culpa pelo assalto cinematográfico à empresa de transporte de valores Brinks. Ao mesmo tempo, propôs uma união suprapartidária para ajudar a superar a grave crise da segurança pública. Ele atribui o episódio à omissão do Governo na gestão da segurança, o que, segundo ele, incentiva ações criminosas, como o roubo espetacular na Zona Oeste do Recife.

Salientando não estar fazendo qualquer uso político do que classificou como dramática situação da segurança, Armando mencionou o professor pernambucano de Direito Penal Isaac Luna para destacar que a percepção da fragilidade das instituições de segurança em Pernambuco estimula o criminoso a ousar cada vez mais. Frisou que, “na ausência do Estado, o crime prospera”.

“Há uma sensação de descontrole ou de ausência de um comando central ao se alegar uma terceirização de responsabilidades, atribuindo-as à empresa de transporte de valores e à fiscalização da Polícia Federal e relativizando as responsabilidades do estado. Esse cenário somente contribui para o aumento da criminalidade e está deixando o cidadão pernambucano atemorizado e acuado”, sublinhou o senador.

Armando disse que o roubo da Brinks engrossa estatísticas de criminalidade e violência que crescem “de forma assustadora” em Pernambuco, fenômeno contra o qual “a reação do Governo estadual tem sido tímida e débil”. O senador lembrou que, somente em janeiro último, ocorreram 479 homicídios no Estado, uma média diária de quase 16 mortes, com um crescimento de 35% sobre o mesmo mês de 2016. Ele acrescentou terem sido registrados, também em janeiro, quase 200 assaltos a ônibus, o dobro de janeiro do ano passado.

De acordo com o senador, em termos absolutos os assassinatos em Pernambuco já superam os de São Paulo, que tem uma população cinco vezes maior. Declarou que, em termos relativos, Pernambuco registra uma taxa de homicídios quase 60% maior do que a média nacional.

“O que o Governo estadual não admite haver uma enorme disparidade das taxas de homicídios entre os estados e que a gestão direta dos governantes no encaminhamento das soluções pode produzir bons resultados, como está ocorrendo, por exemplo, em Alagoas, Mato Grosso e São Paulo, que têm obtido avanços na redução das taxas de criminalidade nos últimos anos”, enfatizou.

A HERANÇA DE TEORI– Aprovado, ontem, pelo plenário do Senado por 55 votos a 13 para substituir Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, vai herdar 7,5 mil ações que estavam sob relatoria do antecessor. Desde a morte de Teori Zavascki, em janeiro, as ações não tiveram movimentação – exceto aquelas relacionadas à Operação Lava Jato, repassadas ao ministro Edson Fachin, novo relator do caso.

Pleitos municipais– Um dia após ser reeleito presidente da Amupe, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), coordenou uma reunião da nova diretoria com o governador Paulo Câmara. Na pauta, temas importantes para os municípios como a questão do abastecimento de água, ações de convivência com a estiagem e segurança pública. A reunião ocorreu no Palácio das Princesas. Patriota também cobrou urgência na liberação das parcelas do Fundo Estadual de apoio aos Municípios para os prefeitos que já prestaram contas dos recursos aplicados, muitos dos quais com as obras já concluídas ou em adiantado estágio de execução.

Suspense sobre ministro– O presidente Michel Temer discute com os seus principais auxiliares nomes para a vaga deixada por Alexandre de Moraes no Ministério da Justiça. O desejo do presidente é resolver o novo ministro até amanhã. Um dos principais conselheiros do presidente para o assunto é Antonio Claudio Mariz, advogado e amigo de Temer. Segundo auxiliares, a preferência de Temer é por um advogado, algum nome do meio jurídico "fora do circuito" dos cotados. Mas ainda não há definição, apenas sugestões de advogados de São Paulo do grupo próximo de Temer.

Limpeza do Pajeú– Da mesma forma que ocorre em Afogados da Ingazeira, por iniciativa do vereador Augusto Martins (PR), Serra Talhada também está promovendo mutirões de limpeza do rio Pajeú. Começou com a retirada das algarobas, espécie invasora que tem raízes profundas e consome muita água, prejudicando o lençol freático. As atividades foram intensificadas também nas áreas urbanas, com a retirada do lixo acumulado e um trabalho de conscientização para que a população não volte a jogar lixo no rio. “Nossa preocupação era com a chegada das chuvas, por isso intensificamos rotineiramente as ações desde dezembro e já estamos com mais de 60% da área urbana concluída, um trabalho difícil e gradativo, mas que surtirá grandes efeitos a longo prazo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Melo Filho.

Murro na mesa e olheiro– Na reunião do secretariado, sábado passado, no Palácio das Princesas, o governador Paulo Câmara (PSB) deu, literalmente, um murro na mesa. Disse que não ia mais aturar secretários que não tratassem bem e priorizassem em suas agendas as demandas dos deputados da sua base na Assembleia Legislativa. “Nossa base tem sido muito fiel e merece tratamento digno”, avisou. Também chamou a atenção à presença do jornalista Evaldo Costa, que recentemente assumiu a Secretaria-Executiva de Comunicação Governamental no lugar do jornalista Evaristo Filho, na condição de olheiro. O antecessor nunca foi lembrado para encontros do primeiro escalão.

CURTAS

ELEIÇÃO– O Cartório Eleitoral da 16ª Zona Eleitoral, em Ipojuca, promoveu, no auditório do Fórum do Município de Ipojuca, encontro com a Polícia Militar, Polícia Civil, Representantes das Coligações e seus advogados, e representantes das rádios e empresas de comunicação locais para orientar os agentes envolvidos nas eleições suplementares para o cargo de prefeito do município e elaborar estratégias em conjunto, de modo a facilitar a organização do pleito.

PASSEATA– Esposas e maridos de policiais e bombeiros militares fizeram, ontem, um ato público, no centro da cidade, para reafirmar a disposição dos policiais de manter a chamada operação padrão no Carnaval. Aos gritos de "Fora Gioia", o secretário de Defesa Social de Pernambuco, a manifestação se concentrou no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, pedindo a revogação do pedido de prisão das lideranças. A passeata teve início por volta das 16 horas.

Perguntar não ofende: Quantos bandidos do assalto cinematográfico a uma empresa de valores do Recife já foram presos?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando