Opinião Brasil 93 debate regularização fundiária

| seg, 16/07/2012 - 13:25
Compartilhar:

O Opinião Brasil desta semana traz um debate sobre a regularização fundiária no Recife e na Região Metropolitana. Participam do debate o apresentador do programa, Alvaro Duarte, a assessora especial da Secretaria de Controle Urbano e Desenvolvimento e Obras da Prefeitura do Recife, Paul Mendonça, além de Daniela Rodrigues, assistente social do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec).

De acordo com Paula Mendonça, 15% do território recifense é constituído por moradias ilegais, ou seja, que foram construídas sem a devida posse da terra. A maioria delas estão em zonas periféricas e em situações precárias, como áreas de risco. Na conversa, a assessora explica que a regularização fundiária na cidade acontece por meio de programas como o Minha Terra.

Já Daniela Rodrigues fala sobre o déficit habitacional do Recife, que gera uma grande demanda pela legalização da posse da terra. “A população não tem conhecimento de que tem direito a moradia digna”, afirma. Hoje, cerca de 2,5 mil ações de usucapião estão em curso em sete comunidades da cidade e o Cendhec auxilia os moradores dando suporte e orientação para que a regularização aconteça.

O Opinião Brasil é produzido pela TV LeiaJá e exibido toda segunda-feira aqui, no portal LeiaJa.com.

Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando