Como vai sua Atitude?

Cibelli Pinheiro, | seg, 27/01/2014 - 19:15
Compartilhar:

O tão conhecido CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), pelo qual muitos profissionais são avaliados e selecionados para as empresas, e que define o conceito de Competência, deve ser alvo de reflexão e desenvolvimento pessoal.

Na trajetória profissional, geralmente os esforços são concentrados em ampliar o conhecimento (saber), melhorar as habilidades (saber fazer), quer seja através de cursos, palestras, estágios viagens ou outros, mas muitas vezes não se avalia como vai a Atitude (querer fazer).

Você é um Profissional de Atitude?

Antes, é importante entender o que significa “Atitude”. Atitude é um impulso, uma predisposição que leva alguém a agir ou reagir de maneira positiva ou negativa, uma forma de proceder concretizada no comportamento. Resumindo: atitude é a intenção ou propósito e o comportamento é a ação.

No dicionário de Aurélio diz ser o “jeito, posição do corpo”; e ainda, “a exteriorização de um intento ou propósito”; “uma norma de proceder, comportamento”. A primeira definição tem a ver com a maneira como posicionamos o nosso corpo – pose, postura. Em seguida, relaciona-se a demonstração de uma intenção , e por fim, o modo como agir, proceder.

Entende-se assim, a partir da primeira definição, que até a forma da pessoa se posicionar corporalmente revela sua atitude, se é passiva, ativa ou agressiva. Isto me faz lembrar um personagem chamado "o impostor”, quem lembra? O ator Daniel Zukerman entra em grandes eventos sem convite, na “maior cara de pau” como costumamos dizer. E com isso, ele consegue entrar nesses lugares considerados bem improváveis. E isto ocorre por uma única razão: sua ATITUDE. Uma atitude de auto-confiança torna-se um livre convite para qualquer local ou situação que enfrentamos no dia-a-dia.

Você é um Profissional de Atitude?

Para compreender melhor se somos profissionais ou não de atitude, vamos buscar alguns exemplos de Max Gehringer, que ressalta posturas sinônimas de ATITUDE:

Comportamento: “Não foi boa sua atitude com o chefe”.

Ação: “Este tipo de atitude revela um bom profissional”.

Decisão: “Você precisa tomar uma atitude”.

Posição: “Você tem assumido uma atitude passiva”.

Determinação: ”A equipe reiniciou o trabalho com mais atitude”.

Sendo assim, como tem sido o seu comportamento, ação, decisão, posição e determinação nas diversas situações que a vida profissional lhe proporciona? Tem tomado uma “atitude ativa”? Ou tem esperado que outros tomem a atitude por você? Tem refletido uma “atitude positiva”? Ou sua atitude é mais “contemplativa” e até mesmo “reclamativa”?

Atitude Positiva 

Sabemos que o mercado tem buscado profissionais considerados positivos, ou seja, aqueles que possuem uma atitude positiva, que têm brilho nos olhos, paixão e entusiasmo pelo que fazem. Mas, infelizmente, percebemos que existem nas empresas pessoas muito negativas e pessimistas, que antes mesmo de começar a agir, lamentam, reclamam, acham que nada vai dar certo, que tudo é ruim e não presta, e ainda por cima, influenciam os que estão a sua volta com pensamentos negativos: “não vê que isto não vai dar!”. E por que não? Por que não olhar e enfrentar tudo com uma atitude mais otimista, mais positiva?

Então, adote uma Atitude Positiva no seu dia-a-dia de trabalho, e verá como o seu dia será melhor! Reflita diariamente, como orienta o escritor e orador americano Zig Ziglar: “Pergunte a si mesmo: A minha atitude vale a pena ser imitada? 

Nosso Convite

Um comercial realizado na Índia destaca vários comportamentos que devemos ter no ambiente de trabalho, como por exemplo, aborda sobre como devemos nos comportar diante das dificuldades, a importância da equipe, da solidariedade, entre diversos outros temas que podem ser trabalhados com suas equipes de trabalho. Porém, quero ressaltar neste filme o conteúdo do artigo de hoje: ATITUDE! Convido você a assistir, refletir e debater sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=LQaav-5700s

E para os que procuram trabalho, aproveito para indicar nosso e-book sobre o tema da empregabilidade. Quem sabe não seria esta a primeira atitude que deveria tomar, antes mesmo de buscar um trabalho: prepare-se!

http://us3.campaign-archive2.com/?u=3a74cd51ae98d4da749a77f18&id=ebd50f57cd

http://www.amazon.com.br/gp/product/B00HMDDR8A/ref=cm_cr_pr_pb_opt

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando