Zagueiro “mulher” faz história na Oceania

Luiz Mendes, | qui, 24/11/2011 - 15:33
Compartilhar:

 

Pela primeira vez na história a seleção da Samoa Americana venceu uma partida oficial de futebol. Só este fato já poderia ser histórico. Porém o gol que deu a vitória ao time polinésio por 2x1 contra Tonga, em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa de 2014, foi feito por um atleta que foi criado a vida toda como uma mulher.

Johnny Saelua nasceu homem, mas de acordo com tradições do país, desde de criança é tratado como mulher. De acordo com a cultura na região da polinésia é admitido o terceiro sexo denominado de fa'afafine.

“A equipe me aceitou, e nós mantemos respeito mútuo. É o máximo, faz parte da cultura”, declarou Johnny, ao jornal norte-americano The New York Times. O técnico da Samoa Americana, o holandês Thomas Rogen admite que a situação é inusitada. “Na verdade, tivemos uma mulher atuando como zagueiro central. Você consegue imaginar isso na Inglaterra ou na Espanha?”

Antes do gol da(o) zagueiro(a), Samoa Americana tinha entrado para a história do futebol por ser o time a levar a maior goleada já registrada pelo Guinnes Book. Em 2001 a seleção perdeu por 31x0 para a Austrália.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando