Lei Seca reajusta horário em prol do carnaval

Para o folião que está curtindo o carnaval, é bom ficar atento às blitzes de plantão

por Rhayana Fernandes | dom, 12/02/2012 - 16:22
Compartilhar:

 

Foto: Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens

No fim de semana que antecede a festa mais aguardada do mês do fevereiro, o carnaval, festa repleta de atrações por todo estado pernambucano, que vai de Recife a Gravatá, passando por vários pólos e atrações. O bloco “Acorda para tomar Gagau” que completou 10 anos no dia 4 de fevereiro, foi para as ruas neste sábado (11), sua concentração aconteceu no bairro da Jaqueira e seguiu pelas ruas do bairro atraindo foliões de toda a cidade.

Já à noite, os grandes bailes da cidade contagiaram a noite dos recifenses. Muitos foliões tiveram uma surpresa no caminho das festas, sendo surpreendidos pelas blitzes nas entradas e saídas dos municípios. “Está correto, tem que parar para conferir. E se for pego pelo bafômetro, só prova que mais uma vez o motorista está errado”, conta o motorista José Rodrigo, de 21 anos, que foi abordado por militares da Operação Lei Seca no ponto fixo instalado na Agamenon sentido Boa Viagem, próximo à Universidade de Pernambuco (UPE) - que segundo dados do DETRAN, registrou 75 abordagens em menos de 2h.

Cada ponto da Operação conta com três equipes, cada uma com um representante, agente de saúde, coordenador do DETRAN e um capitão da Polícia Militar. Além do teste do bafômetro, as equipes avaliam se o documento do carro está em dia, se o motorista está conduzindo o veículo sem habilitação ou com a carteira vencida.

Outro ponto da Operação Lei Seca se encontra na Agamenon sentido Olinda, próximo também à UPE. “A gente ta percebendo que houve uma diminuição em torno de 15% nos casos de direção com álcool”, comenta Hilberto Oliveira, policial militar e coordenador de operação da noite, que registrou 73 carros abordados só no início do seu turno.

Na mesma noite, o oficial de operações registrou um flagrante de um homem que se identificou como Fernando, que possuía uma moto de placa não identificada, e que foi acusado de dirigir alcoolizado. “Eu bebi eram 12h, não sei o porque disso agora”, resmungava. Casos como esse, segundo Hilberto, são levados para a Delegacia de Delitos de Trânsito mais próxima e, chegando ao local, o acusado poderá pagar a fiança e responder o processo em liberdade.

A Operação Lei Seca está funcionando desde o dia 1° de dezembro de 2011 e vem atingindo às expectativas na diminuição de acidentes em Pernambuco. A partir da sexta-feira que antecede os quatro dias de carnaval, a Operação Lei Seca vai começar a agir mais cedo, a partir das 14h, em prol da festa de Momo.

Uma dica para você que vai brincar esse carnaval - fique atento, não deixe que problemas envolvendo o álcool e a direção atrapalhem a sua diversão e a dos outros. Então, vale repitir a máxima - se for dirigir, não beba.

| | | Link:
Compartilhar:
Carregando