Jacqueline Silva

Jacqueline Silva

Meio ambiente e sustentabilidade

Perfil: Bióloga, Mestre em Gerenciamento Costeiro e Doutora em Oceanografia, é coordenadora geral dos cursos de graduação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE e coordenadora do Museu de Oceanográfico do Sertão.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Qual a importância do dia 16 de junho para o ambiente marinho?

Jacqueline Silva-Cavalcanti, | sab, 16/06/2012 - 10:54
Compartilhar:

Fonte: Projeto Tamar, disponível em http://www.tamar.org.br

Hoje, uma das mais belas e carismáticas criaturas marinha está em festa: hoje é o dia internacional das tartarugas marinhas. Você conhece a história dessas criaturas? Há cerca de 220 milhões de anos AP (Antes do Presente) surgiram os primeiros quelônios (termo utilizado para agrupar todas as tartarugas do mundo) de ancestrais terrestres que passavam a maior parte do tempo na água. A separação dos continentes, e consequentemente a evolução das espécies ao longo do tempo, possibilitou o desenvolvimento de formas variadas de vida, inclusive dos dinossauros que dominavam a terra há 150 milhões de anos AP. E foi nesses mesmo período, que surgiram as primeiras tartarugas marinhas.

Das sete espécies de tartarugas marinhas distribuídas no mundo, apenas cinco ocorrem no Brasil e merecem todo nossa atenção e carinho nesta data. São elas: tartaruga cabeçuda, tartaruga verde, tartaruga de pente, tartaruga oliva e a tartaruga de couro. Infelizmente, nosso respeito ao habitat desses animais não foi muito nos últimos séculos, o que fez com que todas as espécies existentes estejam ameaçadas de extinção. As causas naturais, e principalmente as antrópicas, são as responsáveis por isso.

O aumento da caça e da pesca industrial sobre as espécies, aliado a ocupação desordenada nas áreas costeiras, reduzindo as áreas de desova e alimentação, são as principais causas deste colapso na população observado hoje. Com o auxílio da mídia, através da incorporação de personagens em animações famosas como Squirt e Crush (do filme Procurando Nemo), bem como do intenso trabalho de pesquisa e popularização das mesmas, através do Projeto Tartarugas Marinhas (Projeto TAMAR) observa-se uma maior preocupação na conservação das espécies.

O dia internacional das tartarugas marinhas foi instituído como uma maneira de homenagear o maior pesquisador na área e o responsável pela incorporação de áreas de proteção às espécies (como o parque Tortuguero, na Costa Rica) e na difusão da ecologia e conservação das mesmas, Archie Fairly Carr. A data marca o nascimento do pesquisador, que foi premiado pelos seus feitos em 1952 com a medalha Daniel Giraud Elliot (Daniel Giraud Elliot Medal) conferida pela Academia Nacional de Ciências dos  Estados Unidos (National Academy of Sciences). Carr, contribuiu ao longo de sua vida com a maior parte das informações que se conhece sobre a biologia e ciclo de vida desses animais, cujas informações são usadas até hoje.

Para comemorar este dia, o Projeto Tamar elaborou uma programação diferenciada em suas bases como palestras, gincanas, quadrilhas e soltura de animais. Para saber mais da programação clique no link abaixo http://tamar.org.br/imagens/programacao_16062012.png


Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando