Essa é, sem dúvida, a pergunta mais frequente nas minhas consultas. Procuro sempre enfatizar que, se quer uma perfeita construção muscular, tem que ter proteína em todas as refeições. Mas vou explicar alguns detalhes sobre a ingestão de proteínas, em diversos horários:
Café da Manhã
O ideal é optar por uma proteína de rápida absorção, como a Whey Protein, pois o seu corpo passou um bom período sem receber o aporte protéico durante o sono.
Entre as Refeições
Consumir um shake de proteína nos intervalos entre as refeições vai ajudar a manter a síntese protéica. Escolha as proteínas dos laticínios (iogurte, leite, caseína misturadas com Whey ou puras) ou a albumina (ovo), que ajudam também a moderar o apetite.
Antes dos Treinos
A proteína do soro do leite (Whey Protein) é uma ótima opção, além de ser de rápida absorção. Ela tem um perfil de aminoácidos de cadeia ramificadas. Muito bom.
Depois do Treino
O período de 30 a 60 minutos depois dos exercícios é um bom momento para se consumir uma proteína. As enzimas e os hormônios estão recuperando os danos causados pelo exercício, contribuindo para a reconstrução muscular. Ao fornecer uma proteína padrão ouro, como ovos e leite, você ajuda a recuperar as fibras musculares dos danos sofridos durante os treinos, criando um meio anabólico muito eficiente.
Antes de Dormir
O seu corpo precisa estar preparado para esse longo período em jejum. A caseína é uma ótima opção, pois tem uma liberação lenta e muito adequada para esse momento. Se não tiver caseína, pode misturar algumas proteínas, como: Soja + Whey Protein, Leite + Whey Protein, Leite + Albumina, Albumina + Whey Protein.
O importante é tomar sua dose na medida certa. Por isso é sempre importante que se faça um acompanhamento com um profissional da área, para que ele prescreva e explique como tomar a sua proteína.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.