Silvano Brito

Silvano Brito

Fitness e Nutrição

Perfil: Nutricionista, Educador Físico, ex atleta de Fisiculturismo e Atletismo.Pós Graduado em Nutrição Esportiva, musculação e atividade física em Academias de Ginástica.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A que horas devo tomar proteína?

Silvano Brito, | ter, 20/03/2012 - 14:07
Compartilhar:

Essa é, sem dúvida, a pergunta mais frequente nas minhas consultas. Procuro sempre enfatizar que, se quer uma perfeita construção muscular, tem que ter proteína em todas as refeições. Mas vou explicar alguns detalhes sobre a ingestão de proteínas, em diversos horários:

Café da Manhã
O ideal é optar por uma proteína de rápida absorção, como a Whey Protein, pois o seu corpo passou um bom período sem receber o aporte protéico durante o sono.

Entre as Refeições
Consumir um shake de proteína nos intervalos entre as refeições vai ajudar a manter a síntese protéica. Escolha as proteínas dos laticínios (iogurte, leite, caseína misturadas com Whey ou puras) ou a albumina (ovo), que ajudam também a moderar o apetite.

Antes dos Treinos
A proteína do soro do leite (Whey Protein) é uma ótima opção, além de ser de rápida absorção. Ela tem um perfil de aminoácidos de cadeia ramificadas. Muito bom.

Depois do Treino
O período de 30 a 60 minutos depois dos exercícios é um bom momento para se consumir uma proteína. As enzimas e os hormônios estão recuperando os danos causados pelo exercício, contribuindo para a reconstrução muscular. Ao fornecer uma proteína padrão ouro, como ovos e leite, você ajuda a recuperar as fibras musculares dos danos sofridos durante os treinos, criando um meio anabólico muito eficiente.

Antes de Dormir
O seu corpo precisa estar preparado para esse longo período em jejum. A caseína é uma ótima opção, pois tem uma liberação lenta e muito adequada para esse momento. Se não tiver caseína, pode misturar algumas proteínas, como: Soja + Whey Protein, Leite + Whey Protein, Leite + Albumina, Albumina + Whey Protein.

O importante é tomar sua dose na medida certa. Por isso é sempre importante que se faça um acompanhamento com um profissional da área, para que ele prescreva e explique como tomar a sua proteína.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando