Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Começa o mandato tampão

Magno Martins, | seg, 30/12/2013 - 00:00
Compartilhar:

Ao anunciar a reforma em seu secretariado, o governador Eduardo Campos (PSB) dá início, na prática, ao mandato tampão do vice-governador João Lyra (PSB), com quem discutiu todos os nomes escolhidos.

A estrela da equipe é o secretário de Infraestrutura, João Bosco, ex-presidente da Chesf. Lyra assume em abril próximo com chances de ser ungido à reeleição pelo governador. Neste caso, o ex-ministro Fernando Bezerra, que aspira também ser o escolhido, ganha a compensação de disputar a vaga de senador.

Ao PMDB, que prioriza a reeleição do senador Jarbas Vasconcelos, o governador deve oferecer a vice de Lyra, com chances de ser entregue ao deputado Raul Henry. Com a armação deste xadrez, restaria a Jarbas a disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados, com mandato garantido, aliás, o único do PMDB no chapão.

O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, articula nos bastidores o nome de Fernando Bezerra para governador com o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, na vice, a chapa pão com pão (dois nomes do PSB). Mas o governador tende a optar por uma alternativa que lhe dê menos dor de cabeça, capaz de evitar arranhões e rachas na base governista e na imensa coligação partidária que administra.

Seguindo a máxima de Marco Maciel, a de que quem tempo prazo não tem pressa, Eduardo vai tocar com a barriga a sua própria sucessão até meados de fevereiro, devendo anunciar o candidato em março, um mês antes de deixar o Governo para percorrer o País na condição de candidato à Presidência da República.

O PIOR – Na pasta de Infraestrutura, o grande desafio de João Bosco no curto espaço do mandato tampão de João Lyra é melhorar as condições das estradas, especialmente no Sertão e Agreste. Isaltino Nascimento entra para a história como um dos piores secretários de Transportes do Estado. Em seu longo período à frente da pasta, pouco coisa andou. Nem mesmo as licitações foram destravadas.

A derrota do ano – O deputado Eduardo Coutinho (PSB) é um poço de mágoa com o governador. Não se conforma por ter perdido o controle da Prefeitura de Água Preta para um ex-cortador de cana nas terras da família e atribui a derrocada ao fato de Eduardo não ter se empenhado.

MP pode barrar gastança – O Ministério Público de Jaboatão faria um grande bem ao dinheiro suado do contribuinte do município se entrasse com ação para impedir o prefeito perdulário Elias Gomes (PSDB) torrar R$ 425 mil na contratação da baiana Cláudia Leite para o réveillon. Ainda há tempo. Acorda, MP!

Faz a diferença - Deu na coluna de Ilimar Franco, de O Globo: “O vice João Lyra ganhou pontos na corrida pela candidatura do PSB ao Governo de Pernambuco. Ele vai assumir o governo em abril e na eleição Eduardo Campos, candidato a presidente, não poderá levar seu candidato pela mão, como fez com Geraldo Júlio, no Recife”. O cargo faz a diferença.

Briga na base – O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), não identifica ruídos na base nem nos partidos que virão como aliados, a exemplo do PSDB, com o crescimento da candidatura do prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PSB), a deputado federal. Uchoa faz dobradinha com Marinaldo e garante: “Não estamos invadindo área de ninguém”. Sérgio Guerra garante que sim. 

CURTAS

AGENTES– O deputado Gonzaga Patriota (PSB) reuniu agentes de trânsito em Petrolina para comemorar a aprovação da PEC 55, que regulamenta a carreira da categoria. “O agente de trânsito hoje em dia é fundamental para um trânsito mais seguro e organizado”, disse o parlamentar. 

DOAÇÃO DE TERRENO– O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), entregou ao presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Regional Pajeú), Antônio Rodrigues, a escritura de um terreno de 621 metros quadrados para a construção da sede da entidade naquele município. 

Perguntar não ofende: Em Jaboatão, ninguém vai acionar o MP para evitar o crime dos R$ 425 mil para o show de Cláudia Leite?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando