Antônio Campos

Antônio Campos

Território da Palavra

Perfil: Escritor, advogado, imortal da Academia Pernambucana de Letras e curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

80 anos de Casa Grande & Senzala

| qui, 27/06/2013 - 15:09
Compartilhar:

Casa Grande & Senzala (1933) é um clássico. O mais belo livro escrito no século passado sobre o Brasil e substancialmente relevante para a compreensão desse país, graças às suas posturas metodológicas inovadoras, e às ousadias de revisão da nossa história que ele empreendeu, pioneiramente, abrindo o confronto com as teorias racistas de intérpretes consagrados do país. Gilberto Freyre, o autor da consagrada obra, é o grande intérprete da formação brasileira. Um verdadeiro descobridor do Brasil. Um novo Cabral.

Uma obra atual, mesmo após 80 anos, que continua a influenciar outras obras e pensamentos, uma obra germinante. Ninguém mais conseguiu isso. Nesse momento de um novo Brasil, precisa-se reler Gilberto Freyre. Antecipador, ele viu um novo Brasil que viria aí. Onde o vasto império da técnica permitirá que os homens pensem no enfrentamento dos desafios e conquistas, com adesão às formas da preservação do humano.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando