Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O pulo de Eduardo

Magno Martins, | seg, 14/10/2013 - 00:00
Compartilhar:

Ao subir de oito para 15 pontos percentuais na pesquisa Datafolha, o pré-candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, deixou o Planalto com os nervos à flor da pele. Foi um salto e tanto!

O levantamento foi a campo na semana seguinte ao acordo com a ex-senadora Marina Silva e não mediu a repercussão do programa eleitoral do PSB, quinta-feira passada, que apresentou em rede nacional de TV e rádio o maior casamento eleitoral e político do ano.

O avanço de Eduardo foi impulsionado, não há a menor dúvida, pelo arrastão Marina, quebrando, assim, um velho tabu de que voto e prestígio não se transferem.

A associação do eleitor ao nome de Eduardo com Marina tende a ser muito mais forte e permanente a partir de agora, porque os dois sempre estarão juntos seja cruzando o País em campanha, seja principalmente na televisão.

O fato de ter aparecido, mais uma vez, com mais gordura nas pesquisas, Marina prova que tem um eleitorado cativo, um expressivo e invejável capital eleitoral. Ao comentar a subida de Eduardo, Marina comemorou o fato de ele ter dobrado as intenções de voto em apenas uma semana.

Por isso mesmo, a presidente Dilma e o ex-presidente Lula devem ter tomado um susto. Motivos para apreensão existem e são perceptíveis. Eduardo é o fato novo e vem se apresentando como tal numa estratégia que começa a dar certo e pode levá-lo ao segundo turno.

Aécio Neves, que tem muito mais estrada do que Eduardo, continua em segundo, mas está cada vez mais desidratado eleitoralmente por fadiga de material e ter seu nome associado ao passado do neoliberalismo da era Fernando Henrique Cardoso, o que só atrapalha o senador tucano. O jogo está só começando e tende a ser empolgante.

AGRONEGÓCIO– Em nota que distribuiu com a Imprensa neste fim de semana, a ex-senadora Marina Silva deixou claro que não tem nenhum tipo de restrição ao agronegócio. Quanto ao deputado Ronaldo Caiado afirmou que o parlamentar, além de ter uma postura radical, trata o agronegócio sem nenhum tipo de comprometimento com as questões da sustentabilidade.

Frustração no Sertão O Sertão do Pajeú está desapontado com o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, que abandonou o projeto de recapeamento da estrada que liga o distrito de Albuquerquené ao município de Afogados da Ingazeira. O Governo prometeu o recapeamento do trecho, que virou uma tábua de pirulito.

Ficha suja– Embora tenha sido afastado do cargo por envolvimento num escândalo enraizado em contratos de superfaturamento de shows e pagamento de cachês de artistas, o ex-secretário de Cultura de Jaboatão, Ivan Lima, fez a cabeça do prefeito Elias Gomes (PSDB) para disputar um mandato de deputado federal.

Calote em Igarassu- O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, começou uma campanha para reduzir a inadimplência da população com o IPTU. Segundo levantamento da Secretaria de Finanças, mais de 90% dos proprietários de imóveis do município estão sem pagar o imposto, a maior taxa, segundo ele, da Região Metropolitana do Recife.

Volta ao trabalhoA família do presidente estadual do PSDB, Sérgio Guerra, comemora o sucesso da cirurgia que ele se submeteu na cabeça, sexta-feira passada, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Guerra deve receber alta no início desta semana e já começa a trabalhar nos próximos 10 dias.

CURTAS

CANAL – Presidente do PSDB em Petrolina, o ex-prefeito Guilherme Coelho quer que o candidato do partido a presidente, Aécio Neves, assuma o compromisso de tirar do papel o Canal do Sertão, investimento de 1 bilhão de dólares, que beneficiará 17 municípios, 640 mil habitantes, podendo gerar 500 mil empregos diretos.

APOIO DE LULA– Aliado de Armando Monteiro Neto, o empresário Paulo Manu, de Tabira, acredita que o apoio de Dilma e Lula à candidatura do senador trabalhista a governador viabiliza a sua eleição. “O maior cabo eleitoral de Pernambuco é Lula e Armando é o candidato mais preparado para o pós-Eduardo”, diz Manu.

Perguntar não ofende: Oscar Barreto, secretário-adjunto de Agricultura, segue o exemplo do petista Bruno Ribeiro e entrega o cargo também? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando