Inicio este artigo citando a frase do filósofo e teólogo francês Jean Bartoli (professor da FIA, FGV e FDC), que ressalta a questão da Confiança no ambiente de trabalho: “Houve um ‘esgarçamento’ nas relações humanas dentro das organizações por causa da perda da confiança. Resgatá-la, para mim, é o ponto mais importante, porque, em toda relação, a falta de confiança provoca uma insegurança violenta”.
Para esse especialista o tema da Confiança deve estar na pauta dos RHs das empresas, principalmente quando se trata de sensibilizar e conscientizar a liderança para que assuma um compromisso e pacto de confiança com seus liderados. No dia a dia das nossas empresas, não temos refletido sobre como o processo comunicativo interfere nesta relação entre gestores e subordinados. Portanto, nunca é demais tratar sobre este assunto.
Certamente são vários os estudos e pesquisas sobre o tema Confiança no contexto das relações interpessoais e organizacionais, no entanto, em se tratando da relação entre Confiança e Comunicação e sua influência na gestão das pessoas, pouco tem-se visto.
Problemas de Comunicação causam problemas de Relacionamento e Confiança
Para o consultor Eugênio Mussak, os problemas de uma organização são problemas de relações humanas. E acrescento ainda, os problemas de relacionamento na sua origem, são problemas de comunicação que afetam a confiança entre as partes. Sendo assim, entendemos que uma relação de confiança está positivamente relacionada à melhoria de comunicação entre os líderes e liderados. A comunicação parece ser um dos elementos fundamentais para desenvolver um ambiente de trabalho confiável, principalmente no que se refere à relação entre gestor e subordinado, que consequentemente poderá gerar a confiança na própria organização.
Como Construir Relações de Confiança através da Comunicação?
Esse resgate, citado pelo Bartoli, deve ser prioridade dos profissionais de RHs. Segundo ele: “RH tem que voltar a falar português, porque a linguagem corporativa está se esvaziando, não significa absolutamente mais nada..”. Entende-se com isso que os RHs devem estar atentos ao seu processo comunicativo para que possam alcançar seus colaboradores.
Os RHs, como consultores internos, precisam inicialmente compreender esta relação entre a Comunicação e a Confiança na gestão das pessoas, para que em seguida, possam buscar desenvolver competências comunicativas em seus líderes, e assim contribuam para a construção de um melhor, seguro e confiável ambiente de trabalho.
Nosso Convite
Convido a todos que se interessam sobre este tema para a leitura do nosso livro “Você Confia no Seu Líder? Liderança baseada na Confiança e Confiança baseada na Comunicação” – Editora Qualitmark .
E ainda, este assunto será abordado no próximo dia 04/12, na ABRH-PE (Associação Brasileira de Recursos Humanos), no Workshop “Como Construir Relações de Confiança através da Comunicação?”. Analisaremos o contexto da comunicação nas organizações, os modelos, estilos e atributos comunicacionais da liderança, os princípios e práticas de uma Comunicação geradora de Confiança. Se deseja saber mais sobre o workshop acessar o blog: http://rprh.blogspot.pt/p/workshop.html.