Cibelli Pinheiro

Cibelli Pinheiro

Trabalho sem Fronteiras

Perfil: Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho em Portugal com Mestrado em Gestão Empresarial pela UFPB e licenciatura em Comunicação Social - Relações Públicas. Consultora em Comunicação Organizacional e Coordenadora Geral do Núcleo Distrital de Braga da Associação Pessoas@2020 (Portugal). Atualmente realiza um trabalho de apoio aos brasileiros que pretendem morar, trabalhar ou estudar em Braga (www.bebraga.pt)

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Como vai sua Gentileza?

Cibelli Pinheiro, | ter, 25/02/2014 - 12:02
Compartilhar:

Ultimamente tenho refletindo sobre este tema “A Gentileza no Trabalho”. Mas, afinal o que é gentileza? Considero um conjunto de valores possivelmente praticáveis como solidariedade, respeito, confiança, amizade, tolerância… são atitudes do bem que expressam o nosso ser.

Segundo as várias definições existentes, esta é uma ação nobre, elegante, um comportamento distinto; é uma capacidade de perceber a necessidade de alguém e (ou) retribuir algo que lhe foi feito, sem ser pedido.

Entendemos que a gentileza não são apenas atitudes voltadas para as regras de etiqueta ou não significa simplesmente agir com educação em determinados momentos. Para a consultora em relacionamentos Rosana Braga, “a gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, trata-se de uma característica diretamente relacionada ao caráter, valores e ética; e tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano”.

Mas como praticar a gentileza no trabalho? Para o especialista Luiz Gabriel Tiago, também conhecido como Sr. Gentileza, “a única forma de associar a gentileza à nossa rotina profissional é unindo o trabalho aos nossos valores pessoais”. Isto siginifica dizer que devemos agir em conformidade com as nossas crenças e valores em todo e qualquer ambiente, inclusive e especialmente no trabalho – local que vivemos a maior parte do nosso tempo.

“A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente”
Jean de La Bruyère

 

Gentileza gera Gentileza

Quem já não ouviu falar na frase: Gentileza gera Gentileza? Foi escrita pelo conhecido “profeta gentileza”, uma personalidade urbana carioca de nome José Datrino, também chamado de José Agradecido, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro.

De fato, quando praticamos a gentileza, recebemos muito mais de volta, Gandhi dizia que “a gentileza não diminui com o uso. Ela retorna multiplicada.” Os pequenos grandes gestos como agradecer,  dar um bom dia, lembrar do aniversário do colega, agir com cortesia, oferecer um sorisso, pedir desculpas, dar atenção, ouvir com paciência… Esses e muitos outros gestos, podem fazer toda a diferença no relacionamento no trabalho.

A gentileza facilita todas as relações, quer seja no ambiente de trabalho, na relação familiar, de amizade, quer seja na relação com o cliente. Um bom exemplo dessa atitude encontramos no profissional de guarda de trânsito do Detran do Espírito Santo, ele enfatizou “você recebe de volta aquilo que planta!” Aproveite para assistir esta reportagem muito interessante sobre a atitude deste profissional: http://www.youtube.com/watch?v=mvrrzWe4rUw

Gentileza e Comunicação

Como já disse a gentileza tem a ver com os nossos valores e a forma como os exteriorizamos. Sendo assim, é preciso aprender como se expressar de maneira gentil, praticar uma comunicação mais afetuosa, mais aberta e acessível, que promova de fato um diálogo e não apenas discussões.  Sim, existe uma diferença entre dialogar e discutir. Enquanto o diálogotem como objetivo abrir questões e mostrar algo, a discussão deseja fechar questões e convencer de algo. O diálogo visa estabelecer relações e compartilhar ideias, já a discussão objetiva demarcar posições e defender ideias. No diálogo, o que se pretende équestionar, aprender e compreender, na discussão o que se quer é persuadir, ensinar e explicar. O diálogo vê a interação das partes com o todo, e a discussão percebe apenas as partes em separado. O diálogo faz emergir ideias e busca a pluralidade dessas ideias, enquanto a discussão, descarta as ideias “vencidas“ e busca simplesmente os acordos. Afinal, você tem dialogado ou discutido? Tem agido na sua comunicação com gentileza, utilizado o diálogo ao invés da discussão? Como vai sua gentileza?

A gentileza está diretamente relacionada ao processo comunicativo, ou seja, tudo que dizemos e como dizemos ao outro. Portanto, quando existe uma comunicação mais gentil e empática, os problemas de relacionamentos no ambiente de trabalho podem ser evitados . Como diz Albert SchweitzerAssim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade”. 

Nosso Convite

Um convite simples: Ofereça uma palavra gentil a alguém de sua convivência no trabalho, em casa ou em qualquer outro ambiente. Palavras “mágicas” como: obrigada, por favor, desculpe, com licença… podem ser usadas frequentemente.

Aproveito também para lhe dizer: MUITO OBRIGADA! Agradeço pela leitura da nossa coluna.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando