Leandro Vaz

Leandro Vaz

Governança de TI

Perfil: É formado em processamento de dados e pós graduado em governança de TI pela universidade Mackenzie. Ele ministra cursos, palestras, treinamentos e workshops em diversas áreas e empresas.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Relação entre TI e Gestão do Conhecimento

Leandro Vaz, | ter, 10/06/2014 - 13:52
Compartilhar:

É notável que os investimentos em Sistemas de Gestão da Informação vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos nas empresas dos mais diversos setores, entendido pela necessidade de mais controle, consistência e compartilhamento para a tomada de decisões de negócio. Entretanto a Gestão do Conhecimento envolve mais do que apenas investimentos em tecnologia e inovações no gerenciamento da informação.

Estamos em um mercado onde vantagens competitivas são imprescindíveis para manter e alavancar novos negócios e clientes, o desafio de criar novos produtos ou produzir mais e melhor os já existentes, passa pela capacidade de maximizar o gerenciamento dos serviços, processos e sistema de gestão envolvidos na produção. No mesmo sentido, enfrentamos tempos de transformações rápidas e aumento da complexidade na busca das soluções para os desafios encontrados, o que demanda uma Gestão da Informação e do Conhecimento muito mais eficaz.

O desafio esta em canalizar os investimentos em Tecnologia e Infraestrutura não apenas para que a informação esteja disponível de forma mais rápida, mas sim em aumentar o compartilhamento do conhecimento para garantir uma maior consciência, consistência e confiança na tomada de decisões. Os avanços tecnológicos estão cada vez mais contribuindo para a geração de novos processos relacionados à geração, armazenamento e compartilhamento do conhecimento nas empresas.

A relação entre Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento está votada ao uso de sistemas de informação atrelado ao compartilhamento de informações ou conhecimento como:

- Uso de portais de divulgação e compartilhamento das experiências de cada indivíduo e sua área, de forma que possa ser acessado por todos sem a geração de esforços duplicados na busca de soluções similares;

- Centrais de busca de perfis e competências dos funcionários e colaboradores da organização, facilitando a localização de talentos e direcionamento mais eficiente das atividades às pessoas.

- Ferramentas de mensagens instantâneas e conferências, para a redução do tempo e distância no acesso e compartilhamento do conhecimento.

A Gestão do Conhecimento procura compreender como impulsionar a criatividade e aprendizado individual e organizacional, a Tecnologias de Informação por sua vez deve com os investimentos direcionados a área buscar como de fato aumentar a capacidade de gerar, difundir e armazenar conhecimento de valor para as organizações.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando