Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Kinetic Typography

Diego Rocha, | ter, 08/07/2014 - 12:53
Compartilhar:

Mas o que significa Kinetic Typography? O nome significa "tipografia em movimento", ou seja: letras que se mexem. O que isso tem de interessante? O que isso te de especial? Por si só, nada... mas adicione um pouco de criatividade e umas regrinhas de coerência e teremos as letras mais divertidas e por vezes atuando melhor do que os seres humanos... Veja um exemplo:

Que regrinhas de coerência são essas? Coisas simples, do tipo: cada personagem tem sua própria fonte tipográfica (sua "letra") e sempre que essa letra aparece na tela é esse personagem falando, ou a sua "cara" que acompanha a sua voz. A escolha da fonte de cada personagem vai dar a imagem desse personagem, sendo nesse vídeo a Buffy representada por uma letra mais fina e curva e o Spike por uma letra mais tradicional e reta (e Angel por uma letra decorativa). A criatividade faz com que o ritmo e a entrada das palavras, sua cor e distorções (itálicos, negritos, variação nos tamanhos) nos passe emoções, impactos e tal. Se interpretam melhos do que os humanos, cada um decide. Vejam o vídeo da cena no original:
Um outro vídeo que faz uma releitura interessantíssima de um famoso discurso é do Coringa interpretado por Heath Ledger, utilizando um pouco mais de elementos visuais (além das letras) como forma de ilustrar movimentos e sensações:

Essa técnica faz uma relação com uma técnica da publicidade que chamamos “all type” que significa fazer uma peça gráfica usando apenas letras. Longe de ser uma coisa sem graça, as possibilidades de variação de fonte, cores, tamanhos, formatos e efeitos fazem toda a diferença. Juntando essas ferramentas com as possibilidades de som e movimentação temos o “kinetic typography”, ou seja, o movimento da tipografia. Esse vídeo é ainda mais pertinente porque a música brinca com as palavras, então o kinetic usa as mesmas brincadeiras na sua montagem:
Uma ferramenta de muito potencial, um prato cheio para bons editores, mas nem por isso ela fica imune a brincadeiras e comparações.
Tá, esse não é um vídeo de kinetic typography, mas é sensacional! :)
Tags:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando