Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Profissão perigo à beira do gramado

Luiz Mendes, | seg, 29/09/2014 - 09:37
Compartilhar:
Foto: Marionaldo Júnior/LeiaJáImagens

Imagine passar uma semana toda passando instruções, planejando a execução de uma estratégia e os seus subordinados não corresponderem as suas expectativas. Some isso a pressão de milhões de pessoas por bons resultados, que julgam depender apenas de você.

Não é fácil ser treinador de futebol no Brasil. Mesmo supervalorizada e tendo representantes que se julgam maior do que o próprio espetáculo, não para qualquer um ter que conviver com um profissão onde não há instabilidade no emprego e sendo alvo de todo de tipo de impropério.

O corpo e a mente cansam, falham e pedem socorro. Na última semana Joel Santana e Muricy Ramalho precisaram de avaliação médica devido a problemas de saúde. A colecistite do treinador do Vasco e a arritmia cardíaca do técnico sãopaulino podem até ser consideradas corriqueiras em pessoas na idade deles, mas o futebol ajuda a aumentar o agravamento nos diagnósticos.

O São Paulo e o time da Cruz de Malta já tiveram episódios de treinadores que adquiriram problemas de saúde por conta do futebol. Em 28 de agosto de 2011, num clássico contra o Flamengo, o então técnico vascaíno Ricardo Gomes sofreu um acidente cerebral vascular (AVC) e teve que se afastar do comando do time. Desde então, Gomes nunca mais voltou a assumir uma equipe, mesmo após a recuperação. Tutor de Muricy Ramalho como treinador, Telê Santana faleceu em 2006 devido a uma isquemia cerebral que sofreu dez anos antes, pouco tempo depois de deixar o tricolor paulista.

Se existe pré-temporada para atletas se prepararem para toda uma temporada e visando evitar lesões futuras, treinadores de futebol precisam fazer o mesmo check-up, tratando inclusive do lado emocional. Antes de xingar de qualquer nome o técnico do seu time, pense o quanto ele é valente e se pergunte se você aguentaria a pressão de estar à beira do gramado.

3 dentro

- Neymar. Já escrevi nesta coluna que o principal jogador da seleção brasileira tem tudo para ser também destaque na atual temporada do futebol europeu. Neymar marcou nada menos do que três gols na vitória do Barcelona contra o Granada por 6 a 0.

- Vôlei Feminino. Superando um início ruim no Mundial, o Brasil conseguiu chegar a liderança da competição ao vencer por 3 sets a 1 a Sérvia. Na segunda fase o Brasil enfrentará Rússia, EUA e Cazaquistão, Turquia e Bulgária.

- Futebol Feminino. A seleção brasileira manteve a hegemonia no continente ao golear por 6 a 0 a Argentina na final da Copa América. Com o título, as meninas do Brasil conseguiram a vaga para disputar a Copa do Mundo da modalidade no próximo ano, no Canadá.

 

3 fora

- Oliveira Canindé. Ainda é cedo para avaliar o trabalho do novo treinador do Santa Cruz, mas ficou claro que ele errou nas substituições na derrota contra o  América-MG. Com Natan e Aílton no banco de reservas, ele preferiu colocar Renatinho, que vem jogando como lateral há muito tempo, no lugar de Wescley. A entrada de Flávio Caça-Rato no time também não foi uma boa aposta.

- Basquete feminino. Não está sendo fácil o caminho do Brasil no mundial da categoria. Em dois jogos a seleção não conseguiu vencer nenhuma partida. Deve-se levar em consideração as adversárias. República Tcheca e Espanha estão entre as favoritas ao título da competição.

- Valdívia. O pseudo-craque do Palmeiras é um espelho da atual situação do clube alviverde. Um time sem compromisso, que tripudia do seu torcedor e ainda tem uma certa empáfia de glórias passadas.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando