Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

3P’s do 13º Salário

Djalma Guimarães, | qua, 19/11/2014 - 13:47
Compartilhar:

Está chegando à época do ano mais esperada pelo comércio, as lojas já estão preparadas e as promoções já possuem data marcada, tudo a espera do 13º salário dos trabalhadores, em Pernambuco cerca de 3,26 milhões de pessoas receberão tal rendimento.  

Quais são algumas regras básicas para o uso do 13º de forma a não começar 2015 no vermelho? 

Existem várias receitas, mais consideramos que a observância de três regras básicas nos ajudarão a utilizar tal recurso de forma adequada, os “3P’s”.

·    Poupar/Precaução – O consumidor deve poupar aproximadamente metade de seu rendimento, seja para uma aplicação financeira, ou precaução. Devemos considerar que o inicio do ano traz consigo algumas despesas sazonais que apertam o nosso orçamento (IPTU, IPVA, matrícula, fardamento escolar, material escolar, etc.), ou seja, uma parte do 13º será muito bem vinda para o pagamento de tais despesas. Também precisamos deste dinheiro como uma reserva para eventos inesperados, bem como, ele pode ser usado para ampliar os nossos investimentos.

·       Pagar Dívidas – O indivíduo com endividamento excessivo pode utilizar tal recurso para o pagamento de suas dívidas, obedecendo aos seguintes critérios: Priorizar as dívidas mais caras (maiores taxas de juros), antecipar parcelas e quitar a dívida quando possível. Para o grupo de consumidores inadimplentes o 13º deve ser usado integralmente para o pagamento dos débitos atrasados, esta é uma boa ocasião para procurar o credor e tentar um acordo.

·       Planejamento de compras – o último P diz respeito ao planejamento das compras no final do ano. Devemos consumir os bens e serviços que desejamos com o nosso 13º salário, mas tais compras devem ser planejadas e caber no nosso orçamento. Podemos utilizar tal recurso com a ceia, presentes, etc., porém precisamos ter cuidado para não contrair dívidas que apertarão o nosso orçamento no próximo ano. Muitos utilizam o cartão de crédito para antecipar as compras com o 13º, não há problemas, se tivermos estabelecido um limite para os gastos com o cartão, digamos 50% para a poupança e 50% para as compras, obedecendo tal limite, conseguiremos concretizar nossos planos de consumo neste final de ano sem comprometer o ano de 2015 com dívidas.

Para quem planeja ir as compras é fundamental não se esquecer do planejamento como já falamos; da hora correta da compra, o consumidor deve estar atento às datas das promoções e liquidações, algumas boas opções aparecem neste período; e por fim, comprar a vista sempre é mais vantajosa. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando