Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Crescendo e evoluindo

Diego Rocha, | ter, 25/11/2014 - 09:29
Compartilhar:

É muito comum que desenhos e filmes retratem fatos e casos da vida humana, servindo como guia de comportamento e mesmo como reprovação de atitudes ou confirmação de valores. Assim funciona o aparato cultural que incide sobre uma sociedade, frequentemente tendo sua criação direcionada ou manipulada para favorecer determinados interesses.

Tomando como exemplo a sociedade japonesa: por muito tempo ela ficou famosa mundialmente por um fato alarmante... o recorde mundial de suicídios entre os jovens. Esse índice foi atribuído, em grande parte, à grande pressão sofrida por esses jovens no que se relaciona ao seu estudo, ao cumprimento de suas responsabilidades e afins. Como contra-medida, alguns produtos culturais do japão começaram a abordar a temática do crescimento

1) Pokemon

O desenho animado baseado no jogo de mesmo nome (que é uma abreviação de "Poket Monsters" ou "Monstros de Bolso") tem como trama as histórias dos treinadores de pokemons em busca de mais poder, mais renome, mais conhecimento... ou seja: pessoas e seus pokemons buscando seus lugares no mundo. Um dos elementos presentes nesse contexto é que os pokemons podem evoluir, assumindo novas formas e manifestando novos poderes. Essa evolução é uma metáfora para o processo de crescimento e amadurecimento, e os poderes representam as capacidades que acompanham a maturidade das pessoas (e que se convertem em obrigações e responsabilidades, seja profissional ou familiar).

O desenho também aborda os dilemas que acompanham a evolução. Em um dos episódios, Pikachu (o pokemon inicial do nosso protagonista) é derrotado em uma batalha e Ash é aconselhado a fazer com que Pikachu evolua, tornando-se mais forte e consiga, assim, vencer a batalha. Pikachu expressa sua discordância em evoluir, deixando claro que não estava pronto. Ash encontra outra forma de vencer a batalha e dessa forma o desenho diz aos jovens espectadores que não precisam ter pressa em crescer e que eles devem obedecer ao tempo deles mesmos.

Em certos episódios o desenho também levanta sutilmente reflexões sobre as consequências da maturidade. Um episódio emblemático da primeira série do desenho retrata o momento em que Ash (protagonista da série) liberta um dos seus pokemons que havia atingido o ponto máximo de sua evolução. O desenho mostra como, às vezes, crescer significa seguir por caminhos diferentes. Uma verdade simples que acompanha o crescimento humano.

2) Digimon

Os Digimons (ou "Digital Monsters") são criaturas que vivem no Digimundo, um tipo de dimensão paralela, que se encontra em meio ao caos. Sete crianças do nosso mundo acabam indo parar nesse Digimundo e se empenham numa guerra para tentar sanar o caos e devolver-lhe a paz, sendo que esse caos acaba aumentando o pondo em perigo o nosso mundo, quando então uma oitava criança se envolve na guerra. Cada uma dessas crianças recebe um digimon, desenvolvendo assim uma parceria única e profunda. Os digimons se envolvem em combates e com a ajuda de seus digiescolhidos (a criança que se torna parceira de cada digimon) crescem em poder e eventualmente evoluem (ou digievoluem, como se refere o desenho). Muitos acusam o desenho de ser uma plágio de Pokemon por serem pequenos monstros que evoluem ganhando poderes e que viajam na companhia de jovens humanos.

Embora não seja a temática central do desenho, em dados momentos ele aborda os riscos do crescimento irresponsável e de crescer rápido demais, devido a pressões externas ou sentimentos negativos... em contrapartida o desenho também reforça alguns dos sentimentos que verdadeiramente são dignos de pautar o crescimento e de serem buscados pelas pessoas durante suas vidas: Coragem, Amizade, Conhecimento, Sinceridade, Confiança, Esperança, Luz e Amor.

Cada um dos digiescolhidos recebe uma dessas virtudes como guia e com ela atinge níveis mais altos de poder e de evolução. Diferente dos pokemons, os digimons podem digivoluir e posteriormente retornar ao seu estado básico, desta forma reafirmando a necessidade não apenas de crescer, mas de fazer isso de forma coerente e no caminho certo.

E caso você esteja se perguntando, aquela imagem lá em cima foi utilizada como teaser para a nova temporada de Digimon, anunciada para o início do ano de 2015. Como base da trama teremos os protagonistas da série original retornando mais velhos para o mesmo cenário da série original (quinze anos atrás). Com isso, o anime fará uma ponte com os fãs da série original e permitirá que as mudanças de comportamento explicitem os aspectos que se mantém constantes mesmo diante da evolução pessoal de cada indivíduo (além de trabalhar a nostalgia e o saudosismo). Veja também o vídeo teaser que faz parte da campanha dessa nova série:


Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando