Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Bases reclamam de Armando Monteiro

Edmar Lyra, | qui, 30/07/2015 - 09:15
Compartilhar:

Uma das características mais marcantes do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro é a sua determinação em dialogar diretamente com as bases no interior, isso foi construído ao longo dos seus mandatos de deputado federal e ficou mais evidente entre 2011 e 2014 durante seu mandato no Senado.

Na condição de candidato a governador de Pernambuco em 2014, Armando ostentou índices consideráveis nos grotões do estado durante a campanha eleitoral, e em muitos municípios bateu o governador Paulo Câmara por considerável margem. Isso só foi possível porque Armando sempre foi muito sensível às causas do interior.

Não se sabe se foi o resultado eleitoral que afligiu o ministro, ou até mesmo as tribulações que passam o governo federal, mas ele tem evitado realizar agendas com prefeitos e lideranças políticas do interior. É natural que no posto que ele ocupa neste momento tenha menor disponibilidade pra esse corpo a corpo, mas é preciso separar um período na agenda, ainda que um final de semana por mês apenas, para ternurar os aliados como sempre fez.

A atitude fria e distante que Armando Monteiro passou a ter depois da eleição tem causado frisson entre seus aliados. Lideranças e prefeitos do interior estão desapontados com o tratamento que vêm recebendo da equipe do ministro. Ainda que ele não esteja nutrindo interesse em voltar a tentar governar Pernambuco, terá uma disputa em 2018, seja pela reeleição para o Senado ou até mesmo uma volta para a Câmara dos Deputados, e o diálogo com as bases no período não-eleitoral é vital para os seus projetos futuros.

É inaceitável que alguém com o peso político do ministro, que mesmo na oposição, possui o respeito e a admiração da classe política estadual e sobretudo da classe empresarial nacional, continue evitando o corpo a corpo com suas bases. A eleição de 2014 acabou, Armando perdeu porque faz parte do jogo, mas é preciso olhar pro futuro e não há nada melhor do que conversar com os aliados para colher impressões da situação política no estado.

Caso não haja um freio de arrumação de Armando neste sentido, correrá o risco de ver seus partidários migrarem em bloco para os braços do Palácio do Campo das Princesas, e falta de convite não tem. Ou Armando abre o olho logo ou pode ser tarde demais pra chorar o leite derramado.

Gestores - Peças-chave nos principais programas do Estado, os Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão deram uma importante contribuição no último Mutirão de Negociação Fiscal de Pernambuco, realizado entre 15 e 21 de julho. Os profissionais atuaram na ilha da Secretaria da Fazenda atendendo ao contingente de pessoas que procuravam regularizar a sua situação. O destaque ficou para o gestor governamental Tiago Queiroz, que resolveu todas as demandas com bastante rapidez. Foram negociados no mutirão mais de R$ 130 milhões em débitos e impostos estaduais e municipais.

Jorge Alexandre - Realizando uma gestão bem-avaliada em Camaragibe, o prefeito Jorge Alexandre ensaiou uma candidatura a presidente estadual do PSDB. Acabou não obtendo êxito na empreitada. Ligado ao grupo político do futuro presidente da ARPE Ettore Labanca, Jorge deverá sair em breve do PSDB para se filiar ao PSB e buscar a reeleição no ano que vem. Ele é um dos prefeitos do estado com melhor relação com o Palácio do Campo das Princesas.

PSDB - Crescem os rumores sobre uma possível filiação da deputada Raquel Lyra ao PSDB. Sem o controle do PSB em Caruaru, Raquel poderá se abrigar da sigla tucana para disputar a prefeitura. Também não está descartada a candidatura do ex-governador João Lyra Neto em seu lugar. Dizem que as pesquisas apontam o ex-governador disparado na disputa pela prefeitura no ano que vem.

Múcio Aguiar - O jornalista Múcio Aguiar será candidato a prefeito de Olinda pelo PPL nas eleições do ano que vem. Ele receberá hoje a presidente estadual da sigla Edna Costa em sua residência para uma reunião que irá formalizar a pré-candidatura pela legenda. Múcio é presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP).

RÁPIDAS

OAB - A OAB de Pernambuco ingressou com um recurso solicitando a liberação do prédio da Sudene. Na última terça-feira durante a posse do novo superintendente João Paulo, a Justiça Federal interditou o prédio por problemas estruturais.

João Fernando Coutinho - Setores do Palácio do Campo das Princesas classificaram a aproximação de João Fernando Coutinho com o PV como uma lambança. Isso porque João disputa a indicação do PSB com Heraldo Selva e a reunião com o PV deu a entender que ele pode se filiar à sigla para disputar a prefeitura de Jaboatão.

Inocente quer saber - Servirá de quê a reunião de Dilma Rousseff com os governadores? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando