Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A catastrófica gestão do PCdoB em Olinda trará desdobramentos pra 2016

Edmar Lyra, | sex, 28/08/2015 - 09:06
Compartilhar:

Nas eleições de 2000 as forças populares conseguiram desbancar prefeitos relativamente bem-avaliados na Região Metropolitana. Naquele pleito, Roberto Magalhães no Recife e Jacilda Urquiza em Olinda disputando a reeleição perderam, respectivamente, para João Paulo e Luciana Santos. 

Aquele processo trouxe um ciclo virtuoso para o PCdoB em Olinda, permitindo ao partido dezesseis anos de poder na Marim dos Caetés. Duas gestões com Luciana Santos e duas com Renildo Calheiros fizeram com que Olinda se tornasse uma espécie de feudo do PCdoB.

Para se ter uma ideia, pelo PCdoB ter uma ligação direta com a UNE, existe uma série de militantes do partido que sequer moram na cidade e estão lotados na gestão comandada por Renildo Calheiros. Essa denúncia foi feita por um vereador da bancada de oposição. 

O desgaste do partido no município é gigantesco e dificilmente Luciana Santos, caso seja confirmada como candidata, conseguirá minimizar isso a ponto de vencer a eleição. Existem quatro nomes na disputa que são os deputados estaduais Ricardo Costa (PMDB) e Teresa Leitão (PT), a suplente de deputada estadual Izabel Urquiza (PMDB) e o advogado Antônio Campos (PSB). 

Hoje a gestão de Renildo Calheiros é desaprovada por parte significativa dos olindenses que não estão muito dispostos a conceder ao PCdoB mais quatro anos de governo, configurando assim vinte anos à frente do município. A roda em Olinda tende a girar não só pelo desgaste natural que uma gestão de dezesseis anos possui mas sobretudo porque a cidade está completamente abandonada pelo prefeito em todos os sentidos. 

Repasse – Vários prefeitos do interior estão se queixando pelo fato do governo federal e o governo estadual não estarem repassando as verbas que competem a eles há dois meses. Tem prefeito que não sabe mais o que fazer para realizar o transporte dos alunos da rede pública no município. 

CPMF – Causou revolta nas redes sociais a notícia de que o governo federal está pretendendo recriar a CPMF, extinta em 2007 pelo Senado. O governo pretende rebatizá-la com o nome de Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS). A alíquota seria a mesma da última CPMF, com 0,38% das movimentações financeiras. A ideia do governo é arrecadar R$ 85 bilhões já em 2016. 

Faliu – O deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) gastou uma fortuna para chegar à Câmara dos Deputados nas eleições do ano passado. Ele chegou à conclusão que o mandato em Brasília não compensa o custo que teve em 2014. Além de dizer a interlocutores que não quer mais saber de política, há quem diga que Marinaldo está falido porque gastou mais do que poderia. 

Debandada – O presidente nacional do PT Rui Falcão depois de saber da saída de quatorze prefeitos do partido em São Paulo e três em Pernambuco, está convicto que até o final de setembro o PT perderá mais quadros por conta do desgaste do partido que é astronômico. Poucos políticos estão querendo disputar eleições com a “grife” petista que em disputas passadas era quase uma unanimidade.

RÁPIDAS 

Encontro – O PV de Jaboatão dos Guararapes comandado por Cristiano Carrilho realiza neste sábado um encontro de amigos do partido na Câmara Municipal de Jaboatão. O evento começará a partir das 16 horas. 

Votos – O PSDB de Pernambuco vai preferir a filiação do ex-governador João Lyra Neto e da deputada estadual Raquel Lyra para uma disputa em Caruaru, que possuem votos, do que apostar no empresário Djalma Cintra, que não tem tradição política nenhuma no município. 

Inocente quer saber – Por quê Lula Cabral é chamado de “deputado-fantasma” pelos pares na Alepe?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando