Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A ousadia de sonhar

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Janguiê Diniz, | qua, 09/03/2022 - 08:04
Compartilhar:

Ao deitarmos e fecharmos os olhos, adentramos um mundo por vezes fantástico, no qual vivemos histórias diferentes das nossas, visitamos lugares que nem ao menos conhecemos e fazemos o impossível. Os sonhos que temos durante a noite podem ser incríveis, mas não devemos esquecer também daqueles que temos durante o dia, acordados, como trabalho da racionalidade e dos desejos. Sonhar é o que motiva a vida e impulsiona realizações e, como tal, deve ser um ato constante.

Entenda-se: sonhos de vida não são apenas devaneios. Ao contrário, podem e devem ser objetivos, propósitos, desejos reais. Por mais impossíveis que pareçam. É preciso sonhar, do contrário, começa o processo de morte. E não basta sonhar, pois esse é apenas o primeiro passo, um “mapa” para o sucesso. Após o sonho inicial, deve-se transformá-lo em um projeto de vida, um propósito, e, de maneira estruturada, traçar metas e buscar cumpri-las com empenho, determinação, compromisso, disciplina, persistência, foco, criatividade, inovação e muito trabalho. Quando se age assim, o universo conspira a favor da materialização daquele sonho.

Em suma, o sonho se faz válido quando motiva a ação, pois, como defende Roman Romancini, “sonho sem ação é mera alucinação e pode se transformar em frustração”, o que é uma aberração. Não se pode sonhar e ficar apenas entregue à imaginação. O sonho hipotético de nada adianta, uma vez que não gera resultados. Ele precisa, na verdade, ser um motor que leve adiante.

Também é importante refletir sobre a ousadia de sonhar grande. Muitas pessoas evitam pensar em coisas grandiosas por terem medo ou pensarem que não são capazes de tais realizações. Ora, quanto maior sonharmos, mais conquistaremos. É preciso ter, sim, sonhos impossíveis – mas, por “impossíveis”, não se entenda serem inexequíveis, porém grandiosos. Importante ressaltar que tais sonhos impossíveis podem se tornar possíveis com algumas técnicas. A melhor estratégia é dividir um grande objetivo difícil em pequenas metas alcançáveis. Assim, aos poucos, chega-se ao destino desejado. Para isso, planejamento é essencial, traçando as estratégias para a realização de cada marco.

Quem quer realizar algo na vida, crescer e se desenvolver, precisa ser ousado. E tudo começa pela ousadia de sonhar, ter sonhos grandes, colocá-los em mira e trabalhar muito para realizá-los. Disciplina, dedicação e obstinação fazem parte dessa jornada. Sonhos não foram feitos para permanecerem enterrados na mente, mas para florescerem e darem belos e numerosos frutos. Cabe a cada um cultivá-los.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando