Campanha em modo “pause”

Ricardo Antunes, | seg, 23/07/2012 - 09:14
Compartilhar:

A conclusão da primeira rodada de pesquisas de intenção de voto, com a divulgação dos números do Datafolha, mostra uma situação em que praticamente os candidatos se mantêm nas posições de largada: o final de julho se aproxima sem que tenham se alterado em relação ao final de junho, quando foram realizadas as convenções partidárias que confirmaram os nomes da disputa.

Para os dois que aparecem lá na frente, trata-se de boa notícia. Nem Humberto Costa nem Mendonça Filho viram a aguardada ascensão de Geraldo Júlio – ungido pelo governador Eduardo Campos para a missão de entrar na vida pública encarando as urnas pela primeira vez.

O modo “pause” da intenção de voto detectada pelos levantamentos dos institutos de pesquisa pode estar apenas retardando a polarização pretendida pelo Palácio do Campo das Princesas, entre dois postulantes oficiais – já que o PSB também é governo no Recife, tendo o vice de João da Costa.

Mas o fato é que tanto Humberto quanto Mendoncinha comemoram os números e contam os dias para o início da propaganda eleitoral gratuita na TV, daqui a quase um mês. Mesmo com a força avassaladora da máquina estadual, como denunciam os adversários – inclusive Daniel Coelho, que ainda corre por fora, no mesmo patamar de intenção de votos de Geraldo – a campanha pode não ser tão fácil quanto o governador acredita.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando