De desgostos e expectativas

Ricardo Antunes, | qua, 01/08/2012 - 10:23 | Atualizada em: qua, 01/08/2012 - 16:47
Compartilhar:

O mês começa à espera do dia de amanhã, quando os magistrados da mais alta corte nacional se debruçam finalmente, após sete anos, sobre o calhamaço de acusações do  maior  escândalo  do  governo Lula.

Os primeiros movimentos da cobertura da mídia refletem o trauma do caso para a política brasileira, imersa num poço de corrupção que, se não pode ser creditado exclusivamente ao PT, também não pode deixar de incluir o partido de José Dirceu, José Genoíno e companhia, antes paladino da moralidade;

Atividade nobre, a política passou – com a conivência dos governantes e da própria classe – a ser vista apenas como uma função em que o “vale tudo” pelo poder se mostra em sua face mais transparente.

Os efeitos do julgamento do STF talvez possam ser sentidos já em agosto, comprometendo o desempenho dos candidatos petistas nas pesquisas de intenção de voto. Por falar nisso, a partida do Guia Eleitoral no rádio e na TV, no dia 21, guardam a esperança de reversão de posição negativa, para alguns, e consolidação da situação junto ao eleitorado, para outros. Pode ser um divisor de águas também, com efeito educacional, para os que tentam fazer do Estado um mero apendice para os seus  projetos pessoais

No Recife, a disputa pelo segundo turno por enquanto se dá entre Humberto Costa, do PT, e Mendonça Filho, do DEM. Amargando o quarto lugar, Geraldo Júlio confia no investimento pessoal e partidário do governador Eduardo Campos para galgar números mais favoráveis antes da virada para setembro.

Outra grande expectativa do mês é a revelação do apoio do prefeito João da Costa. Escurraçado do PT e alijado da possibilidade de reeleição, o prefeito vem tentando construir uma agenda positiva nas últimas semanas, especialmente no tema dominante da campanha, a questão da mobilidade. Quer se mostrar, com as medidas, digno do cortejo de qualquer partido, mas sua rota para os braços de Geraldo Júlio está praticamente selada.

Desgosto para alguns, definições para outros, agosto promete.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando