3P’s do 13º Salário

Djalma Guimarães, | qua, 19/11/2014 - 13:47
Compartilhar:

Está chegando à época do ano mais esperada pelo comércio, as lojas já estão preparadas e as promoções já possuem data marcada, tudo a espera do 13º salário dos trabalhadores, em Pernambuco cerca de 3,26 milhões de pessoas receberão tal rendimento.  

Quais são algumas regras básicas para o uso do 13º de forma a não começar 2015 no vermelho? 

Existem várias receitas, mais consideramos que a observância de três regras básicas nos ajudarão a utilizar tal recurso de forma adequada, os “3P’s”.

·    Poupar/Precaução – O consumidor deve poupar aproximadamente metade de seu rendimento, seja para uma aplicação financeira, ou precaução. Devemos considerar que o inicio do ano traz consigo algumas despesas sazonais que apertam o nosso orçamento (IPTU, IPVA, matrícula, fardamento escolar, material escolar, etc.), ou seja, uma parte do 13º será muito bem vinda para o pagamento de tais despesas. Também precisamos deste dinheiro como uma reserva para eventos inesperados, bem como, ele pode ser usado para ampliar os nossos investimentos.

·       Pagar Dívidas – O indivíduo com endividamento excessivo pode utilizar tal recurso para o pagamento de suas dívidas, obedecendo aos seguintes critérios: Priorizar as dívidas mais caras (maiores taxas de juros), antecipar parcelas e quitar a dívida quando possível. Para o grupo de consumidores inadimplentes o 13º deve ser usado integralmente para o pagamento dos débitos atrasados, esta é uma boa ocasião para procurar o credor e tentar um acordo.

·       Planejamento de compras – o último P diz respeito ao planejamento das compras no final do ano. Devemos consumir os bens e serviços que desejamos com o nosso 13º salário, mas tais compras devem ser planejadas e caber no nosso orçamento. Podemos utilizar tal recurso com a ceia, presentes, etc., porém precisamos ter cuidado para não contrair dívidas que apertarão o nosso orçamento no próximo ano. Muitos utilizam o cartão de crédito para antecipar as compras com o 13º, não há problemas, se tivermos estabelecido um limite para os gastos com o cartão, digamos 50% para a poupança e 50% para as compras, obedecendo tal limite, conseguiremos concretizar nossos planos de consumo neste final de ano sem comprometer o ano de 2015 com dívidas.

Para quem planeja ir as compras é fundamental não se esquecer do planejamento como já falamos; da hora correta da compra, o consumidor deve estar atento às datas das promoções e liquidações, algumas boas opções aparecem neste período; e por fim, comprar a vista sempre é mais vantajosa. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando